Épico! Zaga da Copa marca, e PSG despacha Chelsea no fim
Em um confronto de times que cresceram recentemente após serem comprados por bilionários, venceu aquele que teve mais alma e superou uma série de adversidades. O Paris Saint-Germain, em busca do título inédito na Liga dos Campeões, ficou duas vezes atrás do Chelsea no placar, teve que lidar com a expulsão de Zlatan Ibrahimovic e se classificou apenas na prorrogação. O jogo terminou 2 a 2, após gols dos brasileiros David Luiz e Thiago Silva, a zaga da Seleção na Copa do Mundo de 2014. O primeiro jogo entre os times terminou 1 a 1 em Paris, por isso o time francês avançou às quartas de final. Veja detalhes de cada lance do jogo.
Os times só jogaram futebol durante trinta minutos no primeiro tempo. Até então, o juiz tinha apitado apenas duas faltas em um jogo bastante equilibrado e de poucas emoções. Porém, a expulsão de Ibrahimovic mudou tudo: os jogadores do PSG começaram a ficar irritados e fizeram até faltas grosseiras. Primeiro Verratti entrou com pé alto para roubar a bola na linha de fundo. Depois houve uma cotovelada de David Luiz em Diego Costa, não vista pelo juiz. Aconteceu ainda uma polêmica quando o brasileiro naturalizado espanhol caiu na área e pediu pênalti, mas o juiz não marcou. E assim o futebol foi esquecido.
Depois do intervalo, os times voltaram a jogar futebol. O Chelsea melhorou com a entrada de Willian no lugar de Oscar, mas tentou controlar o jogo em vez de definí-lo. Já o PSG precisava o do gol e, mesmo com um a menos, assustou duas vezes: primeiro Cavani driblou até o goleiro, mas chutou na trave. Depois, Pastore fez bela jogada individual e chutou da pequena área, mas Courtois defendeu.
Nos minutos finais o jogo voltou a esquentar, um pouco por causa de novas confusões, inclusive uma nova discussão entre David Luiz e Diego Costa. Mas dessa vez os times também jogaram bola e saíram os gols, primeiro com Cahill e depois com David Luiz. O Chelsea até pressionou em busca do tento decisivo, mas não evitou a prorrogação.
A torcida do Chelsea até respirou aliviada rapidamente, graças a um pênalti cometido por Thiago Silva. Hazard fez o gol e quase transformou o zagueiro em vilão do jogo. Mas o segundo tempo extra transformou o brasileiro em herói novamente, com o gol de cabeça dele aos 8min.
Zaga da Copa
David Luiz e Thiago Silva simbolizaram a alma que o PSG mostrou em campo. Eles não foram perfeitos na defesa, mas tiveram trabalho dobrado com a expulsão de Ibrahimovic e depois brilharam no ataque.
David Luiz fez o primeiro gol logo após outro cabeceio perigoso defendido por Courtois. Além disso, ele quase marcou um golaço de falta na prorrogação. Já Thiago Silva foi mais discreto até o tempo extra, mas mostrou incrível poder de reação. Ele não se abalou por ter cometido um pênalti e também fez dois cabeceios fortes para acertar um e decidir o jogo.
Diego Costa polêmico
Foi impressionante como Diego Costa estava totalmente destemperado no jogo. Ele sempre parece descontrolado em campo, mas dessa vez exagerou. Viveu intensa disputa com David Luiz, que também o provocou bastante. Além disso, reclamou demais de dois pênaltis que não deveriam ter sido marcados. Quando o jogo acabou, não se contentou e ainda arrumou um princípio de confusão com membros da comissão técnica do PSG, mas foi controlado rapidamente.
Ibrahimovic expulso
Aos 30min do primeiro tempo, a bola sobrou no meio-campo, então Ibrahimovic resolveu dar um carrinho para buscá-la. Oscar fez o mesmo, chegou primeiro e levou uma pancada na canela. O brasileiro gritou de dor, o juiz expulsou o atacante sueco, que nem reclamou da decisão. Foi a quarta expulsão de Ibrahimovic apenas na Liga dos Campeões.
Muitos torcedores questionaram o cartão vermelho no Twitter:
Na Libertadores esse lance do Ibra não seria nem falta.
— Italo Oliveira (@italoarcos) 11 março 2015
Ibra foi recolhendo os pés pra jogada, não era nem pra amarelo... Os jogadores chegaram junto e o árbitro mandou o vermelho...
— Liverpool Br News (@LFCBrNews) 11 março 2015
Estão metendo a mão no PSG! Expulsaram o Ibra
— Lucas Souza (@Lucas_Souzan) 11 março 2015
Expulsão do Ibra foi palhaçada. Nem falta foi. Pelo jeito, os "presentinhos" do Abramovich pra UEFA são melhores q os do sheik dono do PSG.
— Marcelo L.Leite (@MLellisLeite) 11 março 2015
Achei o juiz rígido na expulsão do Ibra, um amarelo seria mais justo. Estragou o jogo
— Eduardo Silva (@eduardoosilva) 11 março 2015
Ibra expulso, ele se conformou, eu não.
— Dudu (@Ed_Nascimento1) 11 março 2015
GOLS
Chelsea 1 x 0 PSG - 35min do 2º tempo
Fabregas bateu escanteio da direita, a defesa do PSG afastou mal, e Cahill pegou a sobra na pequena área para finalizar para o fundo das redes.
Chelsea 1 x 1 PSG - 40min do 2º tempo
Lavezzi bateu escanteio da direita, David Luiz subiu com estilo e cabeceou sem chances para o goleiro belga Courtois.
Chelsea 2 x 1 PSG - 5min do 1º tempo da prorrogação
Hazard cobrou penalidade no canto esquerdo de Sirigu, deslocando o arqueiro e recolocando o Chelsea em vantagem.
Chelsea 2 x 2 PSG - 8min do 2º tempo da prorrogação
Thiago Motta cobrou escanteio da esquerda, Thiago Silva subiu mais alto que os rivais e cabeceou no canto direito de Courtois, que nada pode fazer.