Paris Saint-Germain x Borussia Dortmund: escalações, arbitragem, onde assistir, retrospecto e palpites
Equipes estreiam na fase de grupos da Uefa Champions League 2023-24 na chave mais acirrada de toda a competição continental
Foram quase três meses de confrontos eliminatórios pelas fases preliminares até chegar o grande dia da estreia. Pela primeira rodada da fase de grupos da Uefa Champions League 2023-24, Paris Saint-Germain e Borussia Dortmund se enfrentam no Parc des Princes, em Paris/FRA, às 16 horas desta terça-feira (19). Em campo, duas equipes que iniciaram a temporada de forma irregular e tentam aliviar a pressão do início da temporada com um bom desempenho no torneio continental. As equipes estão no Grupo F, ao lado de Milan e Newcastle. Considerado a chave mais difícil desta fase, PSG e BVB sabem que ganhar uma partida pode significar bastante em relação à manutenção no torneio.
Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Threads, Koo e TikTok.
O PSG foi bastante reformulado no período sem atividades, com muita movimentação no elenco. A comissão técnica foi renovada com a chegada de Luis Enrique e outros nomes importantes como Lionel Messi, Neymar, Sergio Ramos e Verratti deixaram o clube francês. Liderados por Kylian Mbappé, a equipe ocupa o quinto lugar na Ligue 1, com oito pontos somados em cinco rodadas, três atrás do líder Monaco. No último fim de semana, foi derrotado pelo Nice em casa por 3 a 2.
O momento do Borussia Dortmund é mais turbulento. Após mais uma vez bater na trave e não conseguir conquistar o título alemão na última temporada, os aurinegros também realizaram modificações no elenco, mas mantiveram comissão técnica e parte das principais referências do plantel, como Marco Reus, Mats Hummels e Sébastien Haller. Apesar da invencibilidade no Campeonato Alemão com dois empates e duas vitórias nas quatro primeiras rodadas e estar apenas a dois pontos dos líderes Bayern e Leverkusen, o clube ocupa a sétima posição. No fim de semana, conseguiu importante reviravolta ao vencer o Freiburg por 4 a 2.
Retrospecto
As equipes se enfrentaram em quatro oportunidades. Em 2010, foram dois empates sem gols. Em 2020, uma vitória para cada lado e a classificação do PSG às quartas de final ao vencer por 2 a 0 no segundo jogo e inverter vantagem alemã conquistada no primeiro duelo, quando o BVB venceu por 2 a 1. Diante de clubes da Alemanha, o Paris Saint-Germain tem 14 vitórias, três empates e dez derrotas em 27 partidas, com 41 gols marcados e 32 sofridos. Por sua vez, o Borussia Dortmund tem nove triunfos, cinco empates e oito reveses em 22 confrontos contra clubes da França, com 29 tentos assinalados e 29 sofridos.
Ficha técnica de Paris Saint-Germain x Borussia Dortmund
Horário - Terça-feira (19), às 16 horas (horário de Brasília)
Local - Parc des Princes, em Paris/FRA
Arbitragem de campo - Jesús Gil Manzano (ESP), auxiliado por Diego Barbero (ESP) e Ángel Nevado (ESP), com José Luis Munuera (ESP) como quarto árbitro.
Arbitragem de vídeo - Juan Martínez Munuera (ESP), auxiliado por Stuart Antwell (ING).
Onde assistir - SBT, TNT e HBO Max
Possíveis escalações
Paris Saint-Germain - Gianluigi Donnarumma; Achraf Hakimi, Marquinhos, Milan Škriniar e Lucas Hernández; Manuel Ugarte, Vitinha e Warren Zaïre-Emery; Ousmane Dembélé, Randal Kolo Muani e Kylian Mbappé. Técnico: Luis Enrique.
Desfalques - Presnel Kimpembe, Nuno Mendes, Marco Asensio, Kang-in Lee e Nordi Mukiele; Fabián Ruiz (dúvida).
Borussia Dortmund - Gregor Kobel; Julian Ryerson, Niklas Süle, Mats Hummels e Ramy Bensebaini; Marcel Sabitzer, Emre Can e Marco Reus; Donyell Malen e Julian Brandt; Karim Adeyemi. Técnico: Edin Terzić.
Desfalques - Julien Duranville.
Palpites
As duas equipes começaram a temporada com muitas críticas sobre o desempenho. Ambas ainda tentam encontrar o caminho ideal para acumularem bons resultados. Apesar da oscilação, o Paris Saint-Germain apresenta mais qualidade técnica de seus jogadores no âmbito individual, o que pode resultar em um poderio coletivo mais amplo diante do Borussia Dortmund com evidentes carências. Além disso, jogar em casa pesa favoravelmente ao PSG.
Palpite: Paris Saint-Germain 3-1 Borussia Dortmund