Fiorentina passa fácil pela Roma e vai às 4ªs da Liga Europa
A Fiorentina se classificou para as quartas de final da Liga Europa pela primeira vez em sete anos ao surpreender e vencer a Roma por 3 a 0 em pleno Estádio Olímpico nesta quinta-feira, graças ao massacre que protagonizou na primeira parte da partida.
Com apenas 25 minutos de bola rolando na capital italiana, o duelo já estava decidido, e alguns torcedores do time da casa inclusive voltaram deixar as arquibancadas. Já os fãs dos visitantes puderam comemorar o retorno às quartas, fase à qual a equipe não ia desde 2008, ano em que foi eliminada pelo Rangers nas semifinais.
A Roma entrou em campo com certo favoritismo, já que jogava em casa e obtido um empate por 1 a 1 em Florença. Contudo, demorou apenas nove minutos para que a Fiorentina, com o goleiro Neto como titular, derrubasse essa vantagem. Gonzalo Rodríguez cobrou pênalti e estufou a rede, mas o árbitro mandou voltar porque houve invasão da área. Ele então mudou o canto e fez 1 a 0.
O segundo saiu aos 18min, de maneira bizarra. O goleiro Skorupski, dos donos da casa, tentou evitar que a bola saísse em um recuo de cabeça e acabou dando um presente para Alonso, que não fez desfeita e deixou o dele. Quatro minutos depois, Fernández bateu escanteio e Basanta cabeceou para aumentar.
Outra equipe italiana classificada foi o Napoli, que depois de ter vencido o Dínamo de Moscou por 3 a 1 na Itália na ida obteve um empate sem gols na capital russa. Os visitantes contaram com o meia Jorginho, enquanto o goleiro Rafael Cabral e o zagueiro Henrique ficaram no banco. Nos donos da casa, o também zagueiro Douglas, ex-Joinville, foi reserva e não entrou.
Enquanto a Itália tem dois representantes nas quartas de final da Liga Europa, e outros dois - Torino e Inter de Milão - podendo chegar lá, além da Juventus, viva na Liga dos Campeões, a Inglaterra está fora de todas as competições continentais.
Último inglês vivo, o Everton foi eliminado pelo Dínamo de Kiev na capital ucraniana. Como visitantes, eles entraram em campo no Estádio Nacional jogando pelo empate, já que no primeiro jogo haviam vencido por 2 a 1, mas acabaram sendo goleados por 5 a 2.
Yarmolenko fez 1 a 0 para o Dínamo com um bonito chute de fora da área, aos 21min da primeira etapa. Lukaku até empatou aos 28min, mas aos 34min a equipe anfitriã já estava na frente de novo, graças ao gol de Teodorczyk. Dois minutos depois, Miguel Veloso ampliou.
A vitória se tornou goleada aos dez minutos da etapa final, quando Gusev deixou o dele. Antunes, com golaço de longe, marcou o quinto, aos 31min. O máximo que o Everton conseguiu foi descontar, aos 36min, com Jagielka.