Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Liga Europa

Sevilla x Roma: o encontro de José Mourinho com o maior campeão na final da Liga Europa

30 mai 2023 - 08h12
Compartilhar
Exibir comentários

A grande final da Liga Europa, entre Sevilla e Roma, acontece nesta quarta-feira, às 16 horas (de Brasília), na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria. Além da disputa pelo troféu do segundo torneio mais importante na Europa, o duelo coloca frente a frente o histórico treinador José Mourinho com o maior campeão da competição continental.

No clube italiano desde a temporada passada, o técnico português mostrou porque é conhecido como "The Special One" ao conquistar a primeira edição da Liga Conferência - o primeiro título continental com chancela UEFA da história da Roma. Assim, consagrou-se como único a vencer os três principais campeonatos europeus.

Além disso, chegou à quinta taça continental na carreira, se tornando o terceiro comandante na lista de maiores vencedores, atrás apenas de Alex Ferguson e Giovanni Trapattoni, que somam seis, e Carlo Ancelotti, que tem oito. Ele também manteve o excelente retrospecto em finais europeias, saindo vitorioso em todas as cinco vezes que disputou.

Este, inclusive, pode ser o terceiro título de Mourinho na Liga Europa - foi campeão em 2002/03, com o Porto, e em 2016/17, com o Manchester United. Dessa forma, se igualaria a Trapattoni como segundo maior vencedor, ficando atrás apenas de Unai Emery, com quatro.

A lista de conquistas europeias do português se completa com duas taças da Liga dos Campeões, primeiro como treinador do Porto, na temporada 2003/04, e, depois, com a Internazionale, em 2009/10.

Por fim, o técnico de 60 anos pode se tornar o quinto comandante com mais troféus na história do futebol. Caso conquiste o 27º título da carreira, ele se igualaria a, nada mais nada menos, que Luiz  Felipe Scolari, ficando apenas dois atrás do ucraniano Valery Lobanovsky, o quarto da lista.

Maior campeão, Sevilla impressiona no torneio

Se o retrospecto de Mourinho em finais continentais impressiona, o Sevilla não fica atrás, pelo menos na Liga Europa. Maior campeão do torneio, o clube espanhol triunfou em todas as seis decisões que disputou - 2005/06, 2006/07, 2013/14, 2014/15, 2015/16 e 2019/20.

Aliás, a equipe, atualmente treinada por José Luis Mendilibar, possui o dobro de taças da competição que os segundos maiores vencedores - Internazionale, Juventus, Livepool e Atlético de Madrid, todos com três troféus.

Em contrapartida, a Roma ficou com o vice-campeonato na única vez que disputou uma final de Liga Europa, em 1990/91, quando perdeu para a Inter de Milão.

Mourinho defende ótimo retrospecto contra o clube espanhol

O que pode trazer mais confiança ao torcedor romanista para a decisão desta quarta é o bom histórico de José Mourinho contra o Sevilla. Ex-treinador do Real Madrid, o português enfrentou o time da região da Andaluzia dez vezes, totalizando sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Portanto, acumula um aproveitamento de 73,3%.

De todos os embates, divididos principalmente em Campeonato Espanhol e Copa do Rei, dois foram pela Liga dos Campeões, na temporada 2017/18, em duelos válidos pelas oitavas de final. Já como comandante do Manchester United, Mourinho, entretanto, não teve sucesso - foi eliminado após um empate sem gols, na Espanha, e uma derrota por 2 a 1, na Inglaterra.

Já no retrospecto entre Roma e Sevilla, os espanhóis levaram a melhor no único encontro entre os clubes, que aconteceu nas oitavas de final da própria Liga Europa, em 2019/20. A classificação veio após uma vitória por 2 a 0 - torneio aconteceu em jogos únicos devido à pandemia do coronavírus.

O momento atual, desfalques e retornos das equipes para a decisão

Ambos as equipes ainda precisam disputar a última rodada dos respectivos campeonatos nacionais. Sexta colocada no Italiano, a Roma já está garantida em alguma competição europeia na próxima temporada. Pode chegar até a quinta posição e, assim, jogar a Liga Europa. Pode cair para o sétimo lugar e competir na Liga Conferência. Ou pode se classificar à Liga dos Campeões caso seja campeã na quarta-feira.

Por sua vez, o Sevilla precisa vencer na rodada final e contar com uma combinação de resultados para saltar da 11ª para a sétima colocação no Espanhol e, dessa forma, confirmar ida à Liga Conferência. A outra maneira de estar em um torneio continental é se sair vitorioso na decisão contra os italianos.

Para a partida, o time espanhol tem como desfalque certo o lateral esquerdo Marcos Acuña, que foi expulso no segundo jogo da semifinal contra a Juventus. Do outro lado, a Roma conta com os retornos de Dybala, Spinazzola e Pellegrini. No entanto, apenas o meia italiano deve iniciar a final entre os titulares.

Finalmente, o Brasil terá quatro representantes na decisão. Convocado para os amistosos da Seleção Brasileira na Data Fifa de junho, o zagueiro Ibañez defende o clube romanista, enquanto o lateral esquerdo Alex Telles, também selecionado, veste a camisa espanhola. Além dele, o Sevilla ainda possui o zagueiro Marcão e o volante Fernando em seu plantel.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade