Longe do desempenho ideal, Milan e Tottenham fazem duelo de afirmação na Champions League
Equipes vivem altos e baixos em uma temporada que pode ser salva na Champions
Na volta da Champions League, Milan e Tottenham fazem um duelo de equipes que buscam corrigir erros e melhorar seu desempenho. Tanto os Rossoneros, quanto os Spurs, olham para a Liga dos Campeões como uma chance de ganhar confiança e conquistar resultados que podem virar a chave para a temporada. As equipes fazem o jogo de ida das oitavas de finais nesta terça-feira, às 17h (de Brasília), no San Siro.
UM CAMPEÃO ITALIANO IRRECONHECÍVEL
Após a pausa para a Copa do Mundo, o Milan vive sérios problemas quanto à sua forma e parece não ter conseguido se encontrar nos últimos jogos, com uma seca de vitórias que durou mais de um mês (nove jogos). Entre eles, as derrotas para a Inter de Milão no Campeonato Italiano e na Supercopa da Itália, além de uma eliminação na Copa da Itália em casa para o Torino, contra quem rompeu o jejum na última sexta, pelo Campeonato Italiano, com uma vitória por 1 a 0.
Até antes da parada para Mundial do Qatar, a equipe de Pioli estava entre os primeiros no campeonato, a oito pontos do Napoli. Em relação ao retorno do intervalo da temporada, o Milan perdeu mais jogos do que na primeira metade do campeonato. A derrocada foi brusca: os rossoneros caíram da vice-liderança para o nono lugar na tabela. Agora estão na quinta colocação e o sonho de brigar pelo Scudetto se tornou algo praticamente impossível.
Talvez o principal problema da temporada esteja no departamento médico: Stefano Pioli teve que lidar com inúmeras lesões. A principal delas é a do goleiro francês Mike Maignan, que está machucado desde setembro. Dest e Florenzi também estão machucados. O zagueiro Fikayo Tomori deve voltar a campo também depois de um longo período de lesão, assim como o sueco Ibrahimovic, que fez uma cirurgia no joelho direito ao fim da última temporada.
ALTOS E BAIXOS EM LONDRES
O lado londrino do embate também vive uma temporada de altos e baixos. O Tottenham parece não encontrar uma solução para a irregularidade de resultados. Pelo menos foi assim nos últimos jogos que o time fez. Depois da pausa para a Copa, a equipe não empatou um jogo sequer. Foram nove jogos, tendo vencido cinco e perdido quatro. Além da falta de regularidade dos resultados, outro fator crítico é falta de atuações convincentes.
O desempenho ruim em campo faz com que Antonio Conte balance no cargo de treinador. Isto se exemplifica nos grandes jogos que teve durante a temporada, como os clássicos em que perdeu para o Arsenal, a eliminação na FA Cup para Middlesbrough e na Copa da Liga para o Nottingham Forest. Além do mais, rigoroso como em todos os clubes que passou, o próprio italiano cobrou a direção pela falta de reforços para que ele possa ter uma equipe competitiva em suas mãos.
Jogadores que chegaram com altas expectativas nesta temporada também não estão tendo o melhor de seus rendimentos. Um deles é o brasileiro Richarlison, que até teve um bom começo de temporada, marcando dois gols em sua estreia pela Champions, mas que ainda não deslanchou de vez.
*estagiário, sob supervisão de Cayo Pereira