Luis Rubiales não pede demissão e segue gerando repercussão negativa
Após polêmico beijo em jogadora da seleção espanhola, Luis Rubiales segue no cargo de presidente da Federação Espanhola.
Presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales deu declarações oficiais nesta sexta-feira (25), sobre o polêmico episódio aonde deu um beijo na jogadora Jenni Hermoso durante a premiação do título da Copa do Mundo feminina. O mandatário confirmou que não vai renunciar ao cargo, garantiu que o beijo teve o consentimento da jogadora e disse que vai encarar toda a pressão. A repercussão vem sendo bastante negativa.
Durante uma reunião extraordinária da assembleia geral da federação, Rubiales atacou os críticos e garantiu sua permanência. Presidente do Conselho do Desporto de Espanha (CSD) e o seu Secretário de Estado do Desporto, Victor Francos, confirmaram que serão tomadas medidas contra Rubiales. O caso será levado ao Tribunal Arbitral do Desporto.
— Você acha que este incidente é tão grave que eu deveria ir, depois da melhor gestão da história do futebol espanhol? Deixe-me dizer: não vou renunciar. Não vou renunciar. Não vou renunciar. Estou sob muita pressão. Talvez alguém tente me remover na segunda-feira. Mas vivemos em um país de leis. Um beijo consensual é suficiente para me remover? Vou lutar até o fim. Eu espero que a lei seja seguida e que, como não há razão para me remover, isso não aconteça — disse Rubiales.
Alguns importantes nomes do futebol espanhol já se manifestaram contra o atual presidente da Federação Espanhola de Futebol. Iker Casillas, histórico goleiro e campeão do mundo com a seleção em 2010, escreveu em uma rede social sobre o assunto e lembrou que o episódio tem ofuscado a celebração da conquista inédita na Copa do Mundo feminina.
— Deveríamos passar esses cinco dias falando das nossas meninas! Da alegria que nos deram a todos! Para nos orgulharmos de um título que não tivemos no futebol feminino mas… — escreveu Casillas.
Sobre o episódio, Rubiales garantiu que o momento foi bastante espontâneo e que Jenni Hermoso aceitou o beijo.
— Meu desejo naquele momento era exatamente o mesmo de estar beijando uma de minhas filhas. Nem mais nem menos. Todo mundo entende isso. Foi um beijo espontâneo, mútuo, eufórico e consensual. Essa é a chave — disse o presidente, que completou.
— Hermoso havia perdido um pênalti. Tenho um ótimo relacionamento com todas as jogadoras… No momento em que Jenni chegou, ela me levantou do chão. Quase caímos. Nos abraçamos. Eu disse 'Esqueça o pênalti, você foi fantástica, não teríamos vencido a Copa do Mundo sem você.' Ela disse: 'Você é ótimo.' Eu disse 'Um beijo?' e ela disse: 'Sim' — afirmou Luis Rubiales.
No entanto, a jogadora já deu declarações públicas garantindo não ter gostado da atitude do presidente. A expectativa agora é de que medidas sejam tomadas contra Luis Rubiales, que também vem sendo investigado no código de ética da Fifa.