Luis Suárez, único nascido na Espanha a ganhar uma Bola de Ouro, morre aos 88 anos
Luis Suárez Miramontes, ídolo do Barcelona e da Inter de Milão, faleceu neste domingo aos 88 anos. A morte do único jogador nascido na Espanha a ganhar uma Bola de Ouro foi confirmada por ambos os clubes pela manhã.
Un talento unico e un grandissimo interista.
Il numero 10 della Grande Inter che portò i nostri colori sul tetto d'Italia, d'Europa, del Mondo.
"Se non sapete cosa fare, date palla a Suarez".
Ciao Luisito.#FCIM pic.twitter.com/odfKbe5TOh
— Inter (@Inter) July 9, 2023
O ex-meio-campista conquistou o troféu pelo Barça em 1960, quando ajudou o clube a conquistar a Copa do Rei junto do brasileiro Evaristo de Macedo. No ano seguinte, se transferiu para a Inter, depois de sete anos atuando pelos catalães.
Foi na Itália que Luis Suárez teve sua era mais vitoriosa, com três títulos do Campeonato Italiano e duas Liga dos Campeões. O espanhol atuou pela equipe até 1970, época em que o time foi apelidado como "Grande Inter".
"Um talento único e um grande torcedor do Inter. O camisa 10 da Grande Inter que levou nossas cores ao teto da Itália, da Europa e do mundo. Se você não sabe o que fazer, dê a bola para Suárez. Adeus, Luisito", escreveu o clube em comunicado.
Mais de 50 anos depois de sua conquista, Luis Suárez continua sendo o único nascido na Espanha a levar a Bola de Ouro. Alfredo Di Stefano, lenda do Real Madrid, também já ganhou o prêmio, mas o ex-atacante nasceu em solo argentino e acabou se naturalizando espanhol depois de atuar no país.