Script = https://s1.trrsf.com/update-1729514441/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Futebol Internacional

O 'El Clásico' além das quatro linhas: uma rivalidade que perdura fora dos gramados

Gigantes da Espanha, Barcelona e Real Madrid representam rivalidade que existe fora do futebol

18 mar 2023 - 08h42
(atualizado às 08h42)
Compartilhar
Exibir comentários
Equipes se enfrentam neste domingo, em Barcelona (Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP)
Equipes se enfrentam neste domingo, em Barcelona (Foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP)
Foto: Lance!

A histórica rivalidade entre Barcelona e Real Madrid terá mais um capítulo neste final de semana. No domingo, às 17h (de Brasília), os gigantes do futebol espanhol se enfrentam no Camp Nou, casa blaugrana, em compromisso válido pela 26ª rodada da La Liga e o jogo vale muito para os dois times, que estão no topo da tabela da competição.

UM DOS MAIORES DO MUNDO

Barcelona e Real Madrid protagonizam um dos maiores clássicos do mundo. Quando a dupla se enfrenta, todos os olhares do planeta do futebol vão para o palco do "El Clásico", independente por qual competição ele vale.

Contudo, há um ingrediente que torna a rivalidade ainda mais quente, que é o fator extracampo e político-social. Tanto Barcelona quanto Real Madrid representam algo ainda maior do que bola rolando, que os tornam ainda mais opostos e acentuam ainda mais o antagonismo presente para cada uma das torcidas.

'EL CLÁSICO' TAMBÉM É POLÍTICO

Sediado na capital da Catalunha, região autônoma da Espanha, o Barcelona representa um povo que almeja a independência do território espanhol há muitos anos. Do outro lado, a potência e a força do Real Madrid, sediado no centro de poder do país, a cidade de Madri.

Torcida do Barcelona é engajada com as causas separatistas da Catalunha (Foto: Josep Lago/AFP)
Torcida do Barcelona é engajada com as causas separatistas da Catalunha (Foto: Josep Lago/AFP)
Foto: Lance!

Para muitos torcedores do Barcelona, o rival merengue se tornou o colosso que é no período ditatorial do general Francisco Franco, que governou a Espanha entre 1938 e 1973, quando conquistou inúmeros títulos. Em diversas interpretações, o Real Madrid foi utilizado pelo "Franquismo" como o representante da força do país no esporte.

A afirmação do gigante da capital acentuou ainda mais a rivalidade dentro de campo, visto que trouxe as ideias separatistas do Barcelona para um embate direto contra o Real Madrid, clube localizado no centro de poder do país. Até os dias de hoje, manifestações políticas são vistas no Camp Nou e no Santiago Bernabéu, reiterando que as divergências entre as duas bandeiras estão longe de acabar.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade