Premier League barra a convocação de jogadores na Data-Fifa e Seleção Brasileira terá desfalques; liga espanhola segue o mesmo caminho
Clubes do Campeonato Inglês posicionaram-se para não liberar jogadores de países na "lista vermelha" do Reino Unido. La Liga, organizadora do futebol espanhol, também aderiu
A Premier League definiu, nesta terça-feira, que não irá liberar jogadores convocados para países da 'lista vermelha' do Reino Unido. Ou seja, atletas de seleções que são considerados de risco em relação à pandemia da Covid-19 não poderão representar suas nações na próxima Data-Fifa, em setembro. A medida afetará 60 jogadores de 19 equipes da liga.
Segundo Richard Masters, CEO da Premier League, a medida imposta pela liga tem o apoio de todos os 20 clubes do campeonato. A escolha foi feita para seguir um protocolo de saúde do governo do Reino Unido.
- Os clubes da Premier League sempre apoiaram o desejo de seus jogadores de representar seus países - isso é um orgulho para todos os envolvidos. No entanto, os clubes relutantemente, mas corretamente, chegaram à conclusão de que seria totalmente irracional dispensar jogadores sob essas novas circunstâncias - disse.
Richard Masters adiciona em sua fala que a medida prioriza a saúde dos jogadores e a sua preparação física.
- Os requisitos de quarentena significam que o bem-estar e a preparação física dos jogadores serão significativamente afetados - adicionou o CEO da Premier League.
Segundo a 'lista vermelha' do Reino Unido, o Brasil também é considerado um país de alto risco para a Covid-19 e, por isso, a Seleção Brasileira perderá nove dos convocados por Tite para as partidas das Eliminatórias contra Chile, Argentina e Peru.
DESFALQUES DO BRASIL
Chelsea: Thiago Silva
Everton: Richarlison
Leeds: Raphinha
Liverpool: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino
Manchester City: Ederson e Gabriel Jesus
Manchester United: Fred
Premier League clubs have today reluctantly but unanimously decided not to release players for international matches played in red-list countries next month
Full statement: https://t.co/JBl6FuzUNC pic.twitter.com/EJiZaODub1
— Premier League (@premierleague) August 24, 2021
LIGA ESPANHOLA SEGUE O MESMO CAMINHO
Após o anúncio por parte da Premier League, que organiza o futebol inglês, a La Liga, entidade responsável pelo Campeonato Espanhol, seguiu o mesmo caminho e também informou que seus clubes não terão de liberar atletas convocados.
- A LaLiga apoiará em todas os âmbitos a decisão dos clubes espanhóis de não liberar seus jogadores selecionáveis para a convocação da Conmebol e tomará as medidas legais pertinentes contra esta decisão que afeta a integridade da competição - disse a liga espanhola.
Neste caso, a Seleção Brasileira, que já tinha nove desfalques por parte dos clubes ingleses, passa a ter agora mais dois jogadores indisponíveis: Eder Militão e Casemiro, ambos do Real Madrid.