Prêmio The Best: Seleção Brasileira vence categoria Fair Play por luta contra o racismo
O atacante Vini Jr receberia o prêmio, mas, na ausência dele, Cafú, Roberto Carlos, Júlio Cesar, Ronaldo e outros craques subiram no palco
A Seleção Brasileira ganhou o prêmio The Best, na categoria Fair Play, por realizar uma demonstração contra o racismo em um amistoso contra a Guiné em junho de 2023.
A Seleção Brasileira ganhou o prêmio The Best, da Fifa, na categoria Fair Play por ação promovida em amistoso contra Guiné, em junho de 2023, na luta contra o racismo. Na ocasião, os jogadores do Brasil atuaram o primeiro tempo com uniforme negro, em jogo que aconteceu dias depois de Vini Jr ser vítima de racismo na Espanha.
No amistoso, a Seleção trocou suas tradicionais camisas amarelas por um uniforme totalmente preto, em uma demonstração de solidariedade ao craque Vini Jr, que foi alvo de abusos racistas enquanto jogava pelo Real Madrid. Foi a primeira vez na história que os pentacampeões mundiais fizeram uma ação desse tipo.
Como o atacante não estava presente na cerimônia, ele foi representado por ilustres brasileiros: Cafú, Roberto Carlos, Júlio Cesar, Ronaldo Fenômeno, Belletti e Roque Júnior.
O Prêmio Fifa Fair Play é concedido a um jogador, técnico, equipe, árbitro, torcedor individual ou grupo de torcedores em reconhecimento ao comportamento exemplar de fair play, dentro ou fora do campo.
Vini Júnior na seleção de 2023
O prêmio The Best também divulgou o seu time ideal do último ano. Entre os jogadores escolhidos, apenas um brasileiro aparece na lista. Trata-se justamente de Vini Jr, do Real Madrid, em um time que é amplamente dominado pelo Manchester City, vencedor da última edição da Champions League.
Vale destacar que mais de 28 mil jogadores profissionais participaram dessa votação mundial. A seleção do ano é a única premiação global que é decidida exclusivamente pelos atletas. Ao todo, foram 23 atletas entre os finalistas, avaliados pela performance durante o período entre 19 de dezembro de 2022 e 20 de agosto de 2023.
Na distribuição tática, a Fifa colocou um goleiro, três defensores, três meio-campistas e os três atacantes mais votados. A votação aconteceu em parceria com o Sindicato Mundial de Jogadores de Futebol (FIFPro).
Vini Jr vive um grande momento em sua carreira. Ele encantou o mundo no último domingo, 14, ao marcar um hat-trick na final da Supercopa da Espanha, em Riade, na Arábia Saudita. Vini, aliás, igualou feito de outros dois brasileiros, Romário e Evaristo de Macedo, que também marcaram três gols em um 'El Clasico'.
🤩 Making their debut appearance in a Men's #World11:
⭐️ John Stones
⭐️ @KyleWalker2
⭐️ @ViniJr#TheBest pic.twitter.com/vwTrBiAmid
— FIFPRO (@FIFPRO) January 15, 2024
O time ideal do The Best
Goleiro: Courtois (Bélgica e Real Madrid)
Defensores:: Ruben Dias (Portugal e Manchester City), Stones (Inglaterra e Manchester City e Walker (Inglaterra e Manchester City)
Meio-campistas: Bernardo Silva (Portugal e Manchester City), De Bruyne (Bélgica e Manchester City) e Bellingham (Inglaterra, Borussia Dortmund e Real Madrid)
Atacantes: Messi (Argentina, PSG e Inter Miami), Haaland (Noruega e Manchester City), Mbappé (França e PSG) e Vinicius Junior (Brasil e Real Madrid)
Brasileiros na seleção FIFPro
2005 - Dida, Cafu e Ronaldinho Gaúcho
2006 - Kaká e Ronaldinho Gaúcho
2007 - Kaká e Ronaldinho Gaúcho
2008 - Kaká
2009 - Dani Alves
2010 - Maicon e Lúcio
2011 - Dani Alves
2012 - Dani Alves e Marcelo
2013 - Dani Alves e Thiago Silva
2014 - David Luiz e Thiago Silva
2015 - Thiago Silva, Dani Alves, Marcelo e Neymar
2016 - Dani Alves e Marcelo
2017 - Dani Alves, Marcelo e Neymar
2018 - Dani Alves e Marcelo
2019 - Alisson e Marcelo
2020 - Alisson
2022 - Casemiro
2023 - Vinicius Junior