Prestes a ser campeão do Campeonato Português, Benfica pode acabar com hegemonia do rival Porto
Águias não vencem Primeira Liga desde 2019; Dragões podem conquistar triplete neste ano
A hegemonia no futebol português é definida em dois clubes: Benfica e Porto. Sendo os principais vencedores do país, também são os maiores em quesito de torcida, promovendo a maior rivalidade do país. Na atual temporada, o Porto tem a chance de conquistar o triplete, mas o Benfica aparece como obstáculo aos Dragões e pode quebrar a sequência do rival.
O Porto vive uma hegemonia em Portugal, participando dos campeonatos como favorito e conquistando alguns troféus. Em 2022/23, os Azuis e Brancos venceram a Taça da Liga, estão na final da Taça de Portugal contra o Braga e são os vice-líderes da Primeira Liga, com 82 pontos. Com dois a mais, o Benfica, por sua vez, vive um jejum, com o último título sendo o do Campeonato Português, há quatro anos, que pode vir a ser conquistado na próxima e última rodada.
- À esta altura, seria uma tremenda surpresa se o Benfica perdesse o campeonato. A conquista do título já é esperada há algumas rodadas. O Porto vem ganhando alguns jogos e evitando que os Benfiquistas sejam campeões, mas tem sido um ano que o Benfica ficou no primeiro lugar desde o início - disse Valter Marques, do jornal Record, de Portugal.
Os títulos ressaltam a rivalidade. Na Primeira Liga, o Benfica é 37 vezes campeão, contra 30 do Porto. Também estão presentes na Taça de Portugal como os maiores vencedores, 26 contra 18. Na Taça da Liga, as Águias lideram com sete títulos, mas os Dragões ficam bem atrás, apenas com uma edição vencida.
- O Benfica pode voltar a ser campeão, que não acontece desde 2019, e este é o principal objetivo das equipes, o título mais importante. Pode ser o único da temporada, mas isso não apaga o feito pela regularidade e de ter sido líder da primeira à última rodada. O ambiente em Portugal é de grande entusiasmo. Os torcedores têm vivido este ano com euforia por conta dos bons resultados - disse Valter Marques.
- O Porto venceu os últimos campeonatos, mas não teve uma temporada tão regular como nos últimos anos, mas mostrou ser uma equipe difícil de bater. Seria surpreendente se o Benfica não vencesse a última rodada, um empate já é suficiente para ser campeão - completou o jornalista..
Os Benfiquistas entram em campo no sábado (27), contra o Santa Clara, às 14h (de Brasília), no Estádio da Luz. O Porto, por sua vez, vai enfrentar o Vitória, no Estádio do Dragão, no mesmo dia e horário.