San Marino x Gibraltar: escalações, onde assistir e arbitragem
Duelo pela 4ª divisão da Liga das Nações da Europa. Quem vencer assume a ponta do Grupo 1
Nesta quinta-feira (10/10), duas das seleções com os piores rankings da FIFA, Gibraltar e San Marino, se enfrentam pela segunda rodada da Liga das Nações. O jogo, que ocorre no Europa Point, em Gibraltar, está marcado para às 15h45 (horário de Brasília). Este confronto pelo Grupo 1 da Liga D, quarta divisão, representa uma oportunidade de ouro para ambas as equipes conquistarem uma vitória, o que significará a liderança. Afinal, os visitantes têm três pontos equanto Gibraltinos e Liechtenstein têm um.
San Marino vem motivado após vencer Liechtenstein por 1 a 0 na primeira rodada, marcando sua primeira vitória em 20 anos. Atualmente, ocupa a última posição no ranking da FIFA, em 120º lugar. Por outro lado, Gibraltar não está muito atrás, ocupando a 198ª posição. Este grupo reúne as três seleções com os piores rankings da Europa, incluindo Liechtenstein, que caiu para a 203ª posição.
Onde assistir
A Disney+ transmite às 15h45, de Brasília.
Países Nanicos
Tanto San Marino quanto Gibraltar enfrentam dificuldades em seus jogos devido ao seu tamanho reduzido. San Marino, localizado dentro da Itália, possui apenas 61,2 km² e cerca de 33 mil habitantes. Para efeito de comparação, é um pouco maior que o bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, ou um terço menor que o Grajaú, em São Paulo. Gibraltar, um território britânico na costa da Espanha, é ainda menor, com apenas 6,2 km² e 32 mil habitantes, similar ao tamanho de Copacabana, mas com população que não chega a 20% ao do bairro do Rio. Formar uma seleção competitiva não é tarefa fácil, e quando essas seleções enfrentam adversários mais fortes, costumam sofrer grandes goleadas.
Como está Gibraltar
Gibraltar vem de um jogo tenso diante de Liechtenstein, que terminou em 2 a 2, mas com muita confusão. Os gibraltinos fizeram um gol aos 52 minutos da etapa final, empatando o jogo aos 59. O treinador uruguaio Julio Ribas, ex-apoiador do Nacional de Montevidéu, não contará com seu principal jogador, Chipolina, que começou no banco e foi expulso no empate com Liechtenstein. Seu jogador mais conhecido, o veterano Cascinaro (43 anos), está machucado e não deve jogar. O treinador não tem muito o que especular na escalação: irá repetir o time da rodada passada.
Como está San Marino
O treinador Roberto Cevoli, ex-zagueiro de Torino e Reggina, tem o status de herói, assim como Nicko Sensoli, de apenas 19 anos, que fez o gol no histórico 1 a 0 sobre Liechtenstein. Mas o destaque do time é Nanni, que defende o Torres na Terceirona da Itália e comanda o ataque. É provável que o time entre em um esquema 4-3-1-2, com três volantes e Casadei municiando a dupla de frente formada por Nanni e Sensoli.
GIBRALTAR X SAN MARINO
2ª Rodada do Grupo 1 da Liga das Nações D (4ª divisão)
Data e Horário: 10/10/2024, 15h45 (de Brasília)
Local: Europa Point, Gibraltar (GIB)
GIBRALTAR: Bradley Banda; Jolley, Lopes, Annesley e Jayce Olivero; Scanlon, Torrilla, Bent e Ethan Britto; Walker e De Barr. Técnico: Julio Ribas
SAN MARINO: Edoardo Colombo; Benvenuti, Michelle Cevoli, Dante Rossi e Tosi; Golinucci, Capicchioni e Casadei; Contadini; Nanni e Sensoli; Técnico: Roberto Cevoli
Árbitro: Felix Zwayer (ALE)
Auxiliares: Robert Kempter e Christian Dietz (ALE)
VAR: Soren Storks (ALE)
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.