Semifinalistas, Itália e Espanha enfrentaram-se no mata-mata das últimas três edições da Eurocopa
Adversárias desta terça-feira na semifinal da Euro protagonizaram duelos nas últimas edições da competição
Nesta terça-feira, Itália e Espanha enfrentam-se às 16h (de Brasília) pela semifinal da Eurocopa. As duas seleções, recentemente, duelaram diversas vezes na competição, enfrentando-se no mata-mata das últimas três edições da Euro.
EURO 2008
Nas quartas de final da Eurocopa de 2008, Itália e Espanha duelaram no Estádio Ernst Happel em uma partida que terminou com o placar de 0 a 0 no tempo normal. A decisão dos pênaltis terminou com um 4 a 2 a favor dos espanhóis, que viram Villa, Cazorla, Marcos Senna e Fábregas converteream as cobranças e apenas Dani Guiza perder o seu. Os italianos marcaram com Grosso e Camaronesi, enquanto de Rossi e di Natale perderam os pênaltis.
Com a sequência da competição, a Espanha bateu a Rússia em um 3 a 0 na semifinal e, na decisão da Eurocopa, conquistou o título com uma vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha com um gol marcado por Fernando Torres.
EURO 2012
A Eurocopa de 2012 viu o confronto entre Itália e Espanha ocorrer na decisão da competição. Os italianos já haviam eliminado Inglaterra e Alemanha para chegar até lá, enquanto os espanhóis passaram pelas seleções de França e Portugal.
Na final, os espanhóis, que entravam em campo como atuais campeões da Copa do Mundo e da Eurocopa, aplicou uma goleada nos italianos. Na primeira etapa, David Villa e Jordi Alba abriram o 2 a 0 e, no segundo tempo, Fernando Torres e Juan Mata fecharam o 4 a 0 para levar o bicampeonato para a Espanha.
EURO 2016
O último confronto entre italianos e espanhóis no mata-mata da Eurocopa ocorreu na última edição na competição. Nas oitavas de final de 2016, as duas seleções se enfrentaram em uma partida que terminou com a vitória da Itália por 2 a 0 com gols de Chiellini e Graziano Pellè.
A Itália, apesar de conseguir a classificação para as quartas de final, não chegou longe na última Eurocopa, e parou justamente nesta fase. Ao enfrentar a Alemanha, os italianos empataram em 1 a 1 no tempo normal e caíram ao sofrer uma derrota por 6 a 5 nos pênaltis.