Mesmo após vitória no clássico com Besiktas, Galatasaray demite técnico
O Galatasaray demitiu nesta terça-feira o técnico Fatih Terim, que vinha conciliando o trabalho no clube de Istambul com o comando da seleção da Turquia. A demissão vem mesmo depois da vitória sobre o Besiktas por 2 a 1, no último domingo, em clássico válido pela sexta rodada do Campeonato Turco.
"Separamos nosso caminho do de Fatih Terim", declarou o porta-voz do clube, Sukru Ergun, após uma reunião da diretoria do clube. O sinal de uma mudança já havia sido dado horas antes pelo presidente do Galatasaray, Unal Aysal, que prometera uma decisão sobre Terim "em 24 ou 48 horas".
A decisão de Terim de assumir a seleção turca nos jogos decisivos das Eliminatórias europeias e continuar no Galatasaray gerou grande tensão com Aysal. Resultados recentes, como a goleada sofrida para o Real Madrid por 6 a 1 na semana passada, na estreia na Liga dos Campeões, fizeram com que esse conflito aumentasse.
É a primeira vez que o clube de Istambul demite um técnico depois que a temporada já começou. A surpresa é ainda maior por se tratar de Terim, o treinador mais popular do futebol turco e conhecido pelo apelido de "Imperador".
Talvez por isso Aysal prometeu aos torcedores que substituirá o ídolo pelo melhor profissional possível. "Se for necessário, contrataremos os melhores profissionais turcos ou do estrangeiro", declarou.
De acordo com o jornal local Hürriyet, o alemão Jupp Heynckes, multicampeão pelo Bayern de Munique na última temporada, está em Istambul para negociar uma possível contratação. Outro nome forte, ainda de acordo com a imprensa local, é o do italiano Roberto Mancini.