Ucrânia bate Coreia do Sul e vence inédito Mundial Sub-20
Kang-in Lee marcou o primeiro dos sul-coreanos, mas Supriaha, duas vezes, e Tsitaishvili decretaram a vitória europeia
A Ucrânia é campeã mundial Sub-20. Em uma final entre equipes que nunca haviam sido campeãs da categoria, os ucranianos bateram a Coreia do Sul de virada por 3 a 1. Kang-in Lee marcou o primeiro dos sul-coreanos, mas Supriaha, duas vezes, e Tsitaishvili decretaram a vitória europeia.
Para chegar ao título, a Ucrânia terminou em primeiro lugar no Grupo D. No mata-mata, passou por Panamá, Colômbia e Itália para chegar à final. A Coreia do Sul passou em segundo lugar no Grupo F. Depois, eliminou Japão, Coreia do Sul e Equador no caminho até a grande decisão.
A Coréia do Sul começou melhor o duelo e abriu o placar logo aos dois minutos, de pênalti, com Kang-in Lee. A partir daí, os ucranianos dominaram a posse de bola e contaram com a colaboração da defesa rival, que falhou nos dois primeiros gols.
E para chegar à virada, a Ucrânia teve um herói improvável. Supriaha ainda não havia marcado gol no Mundial e foi escalado como titular de forma surpreendente no lugar de Sikan, artilheiro do país na competição. Mas a estratégia deu certo: com muito oportunismo, ele fez os gols de empate e da virada.
Atrás no placar no segundo tempo, a Coreia do Sul começou a pressionar, mas não chegou a criar uma chance efetiva de gol. No fim, Tsitaishvili roubou bola na defesa, arrancou, driblou Ji Sol e, num chute cruzado, definiu o triunfo sem chances para Yeong.
Confira os maiores campeões da história do Mundial Sub20:
1- Argentina (seis títulos)
2- Brasil (cinco)
3 - Portugal (dois)
4- Sérvia (dois, um como Iugoslávia)
5- Gana, Espanha, União Soviética, Alemanha, Inglaterra, França e Ucrânia (um)