Craque do mês, Bernard dá volta por cima no Shakhtar
Logo depois da eliminação na Copa do Mundo, Bernard passou por muitas dificuldades na carreira. Ele foi alvo de duras críticas do seu técnico, Mircea Lucescu, e entrou em má fase no Shakhtar Donetsk. Porém, ao longo da temporada o meia-atacante deu a volta por cima, o que se consolidou agora, quando foi eleito o melhor jogador do clube em dezembro.
Bernard teve a grande chance da carreira na semifinal da Copa do Mundo, contra a Alemanha, já que foi o escolhido por Felipão para substituir Neymar. Não conseguiu jogar bem e entrou em uma fase ruim.
Em agosto, ele não se reapresentou ao Shakhtar na data correta, com medo por causa da disputa entre Rússia e Ucrânia pela região da Crimeia. Então Lucescu disparou suas críticas, afirmando que Bernard não se relacionava com ninguém do clube e não se dedicava nos jogos.
Tantas críticas parecem ter motivado Bernard, que aos poucos conquistou seu espaço. Ele passou a ser um reserva mais utilizado, virou titular recentemente e agora foi eleito o melhor do mês, principalmente pela ótima atuação no empate por 1 a 1 com o Porto pela Liga dos Campeões. Ele inclusive deu assistência para o único gol do time, cobrando escanteio na cabeça de Stepanenko. Além disso, Bernard também foi titular e importante na goleada do Shakhtar contra o Hoverla, pelo Campeonato Ucraniano.
Com isso, Bernard recebeu 247 votos (31,42%) no site do Shakhtar para ser o melhor do mês. Darijo Srna e Andriy Pyatov foram os outros destaques de dezembro.