Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Justiça toma decisão sobre pedido para redução da pena de Robinho

Condenado a nove anos de prisão, o jogador permanece em cárcere no presídio de Tremembé, em São Paulo, desde março

23 jul 2024 - 14h47
(atualizado às 15h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Justiça nega pedido da defesa de Robinho para redução do tempo de prisã
Justiça nega pedido da defesa de Robinho para redução do tempo de prisã
Foto: Reprodução / Jogada10

A Justiça negou o pedido da defesa de Robinho para redução da pena do jogador, condenado a nove anos de prisão por estupro. A decisão ocorreu na última segunda-feira (22) e, portanto, o atleta permanecerá recluso no presídio de Tremembé, em São Paulo. Os advogados de Robson dos Santos irão recorrer contra o veredito.

A defesa de Robinho pediu para que o crime que condenou o atleta fosse alterado para 'comum', podendo, portanto, reduzir a pena. No entanto, o juiz da Vara de Execuções Criminais de São José dos Campos, Luiz Guilherme Cursino, alegou que o estrupo, por si só, é considerado hediondo e negou a solicitação Ou seja, não precisa envolver duas ou mais pessoas. A Lei de Crimes Hediondos enquadra estupro e estupro de vulnerável desde 2009.

Relembre o caso

No dia 20 de março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou, por nove votos a dois, a sentença da Justiça italiana que condenou Robinho a nove anos de prisão por estupro. Desde então, a sentença passou a ser aplicada no Brasil, e o atleta acabou preso um dia depois.

Condenado por estupro: relembre o julgamento de Robinho na Itália Condenado por estupro: relembre o julgamento de Robinho na Itália

Robinho recebeu a sentença de nove anos de prisão por participação no estupro coletivo de uma mulher de 23 anos, em uma boate italiana. O jogador acabou condenado em todas instâncias na justiça da Itália, e o Ministério Público de Milão recorreu ao Brasil, em 2022, para extradição do atleta. A legislação brasileira, no entanto, não permite tal medida para cidadãos nascidos no país para cumprimento de pena em outro local.

Rotina na prisão

O presídio de Tremembé 2, em São Paulo, costuma receber casos de presos famosos. Robinho atualmente divide espaço com outro homem e participa ativamente das atividades na cadeia. Além de realizar cursos, o jogador também se envolve em grupos de leitura - para redução de pena - e costuma jogar bola no campo de terra do local.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), o grupo de leitura que Robinho participa influencia a movimentação de 500 empréstimos de livros mensalmente.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade