Leilão coloca mais de 2000 itens de Pelé a venda em Londres
Nesta terça-feira mais de 2000 objetos ligados a Pelé começam a ser vendidos em um leilão em Londres. A expectativa é arrecadar mais de quatro milhões de dólares (quase R$ 14 milhões), com parte doada pelo ex-jogador ao hospital infantil Pequeno Príncipe, de Curitiba.
“Conversei muito com minha família, meus amigos e pessoas que sabem como podemos ajudar o hospital. Sempre procuro fazer algo para ajudar os pobres”, disse Pelé à agência na apresentação do evento.
O leilão tem como maior peça a réplica do troféu Jules Rimet, que Pelé recebeu da Fifa após o tricampeonato no México, em 1970. Peças como as três medalhas dos Mundiais (1958, 1962 e 1970), a bola do milésimo gol e o par de chuteiras usado nas gravações de Fuga para a vitória, filme estrelado por Pelé, Michael Caine e Sylvester Stallone, também serão leiloados.
Troféus pessoais, como os prêmios de jogador do século da Fifa e de atleta do século XX do jornal L’Équipe, e a tocha olímpica carregada pelo Rei nos Jogos de Atenas, em 2004, além do anel de campeão da Liga Americana de futebol de 1977, conquistado quando jogava no New York Cosmos, estão na lista de produtos.
“Todos esses objetos sempre estarão comigo no meu coração. Poderia ficar em casa com isso tudo, mas não iria ajudar ninguém”, completou Pelé na semana passada, antes do leilão. Coisas como velhos relógios, passaportes e até mesmo seu boletim escolar poderão ser adquiridas pelos fãs.