Boca Juniors x Fluminense: qual é o árbitro que apitará a final da Libertadores?
Tricolor vai em busca de seu primeiro título na competição contra os Xeneizes, seis vezes campeão
A Conmebol anunciou, na manhã desta quarta-feira (25), a equipe de arbitragem que comandará o jogo entre Boca Juniors e Fluminense, pela final da Libertadores. O escolhido pela entidade foi o colombiano Wilmar Roldán, de 43 anos, figurinha carimbada nas competições continentais.
Roldán já apitou três decisões de Libertadores, entre 2012 e 2014. Foi o árbitro que conduziu a vitória do Corinthians contra o próprio Boca no Pacaembu, no primeiro ano, e também esteve à frente do jogo decisivo entre Atlético-MG e Olimpia, vencido pelo Galo no inverno seguinte. Em 2014, apitou o primeiro jogo da decisão entre Nacional e San Lorenzo.
O colombiano terá como seus auxiliares os bandeirinhas Alexander Guzmán e Dionisio Ruiz; o quarto árbitro será Andrés Rojas, fechando o quarteto compatriota. Na cabine do VAR, farão a conferência via monitor os chilenos Juan Lara e Ángelo Hermosilla.
Confirmado: Wilmar Roldan será o árbitro da final da Libertadores pic.twitter.com/CPuqtq5CN7
— Thiago D'Amaral (@damaralthiago) October 25, 2023
Nesta edição da Libertadores, Wilmar já esteve à frente de 10 partidas, incluindo três que envolveram os finalistas:
- Sporting Cristal 1x3 Fluminense - fase de grupos - 6 de abril de 2023
- River Plate 2x0 Fluminense - fase de grupos - 8 de junho de 2023
- Boca Juniors 0x0 Palmeiras - ida da semifinal - 29 de setembro de 2023
Ao todo, foram 42 jogos para Roldán no ano, somando as competições nacionais e internacionais. O árbitro aplicou 204 cartões amarelos (média de 4,85 por jogo), 11 vermelhos e marcou 10 pênaltis.