Brasil pode perder uma vaga na Libertadores após solicitação da CBF
A proposta da CBF seria válida apenas para a temporada 2026, no entanto, a Conmebol não parece interessada na mudança.
A Copa Libertadores de 2024 está na reta final e dois times brasileiros aguardam ansiosamente pelo início da decisão no dia 30/11. Atlético-MG e Botafogo se enfrentam no Estádio Monumental, em Buenos Aires (ARG) e já garantiram ao Brasil o título da competição continental. Desde 2019, apenas times da CBF venceram o torneio. Mesmo com o domínio recente, a entidade brasileira sugeriu mudanças no regulamento da edição de 2026.
A CBF solicitou à Conmebol a retirada de uma vaga ocupada pelo Brasil. Além disso, a sugestão seria que cinco clubes garantiriam vaga diretamente na fase de grupos e que o país seria removido das fases preliminares. A mudança extinguiria o G-6 do Brasileirão, que atualmente garante quatro vagas diretas e duas na repescagem, e transformaria em G-5. Vale lembrar que a proposta não é válida para a Libertadores do ano que vem e não influencia no Campeonato Brasileiro em vigência.
A Conmebol nem sequer respondeu ao ofício enviado pela CBF e tem contratos que devem ser cumpridos. Os acordos com patrocinadores garantem a manutenção do formato das competições organizadas pela entidade com sede no Paraguai entre as temporadas 2023 e 2026.
A movimentação nos bastidores da CBF tem um motivo. A organização não quer alterar as datas dos campeonatos estaduais, o que acaba causando uma sobrecarga dos times brasileiros logo no início do ano. A proposta foi divulgada na mesma data em que foi anunciado o calendário do futebol brasileiro para a próxima temporada. A conversa fora do campo foi agitada nesta terça-feira, e mostra que a confusão em relação aos torneios segue no mesmo estágio em comparação a anos anteriores.