Quatro grandes paulistas numa mesma Libertadores? Sonho?
A vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Goiás, na noite dessa quarta, em Itaquera, levou o time paulista a subir para a quinta posição no Brasileiro. Isso significa que se a competição terminasse hoje, o Estado mais rico do País teria a presença de seus quatros grandes times na Libertadores de 2020.
Por enquanto, isso é só uma constatação momentânea. Para se concretizar, falta muito. De todo modo, a hipótese marcaria um fato inédito na história do torneio continental. Jamais Palmeiras, Santos, Corinthians e São Paulo estiveram numa mesma edição de Libertadores.
Até já houve, por duas vezes, a presença de quatro paulistas nessa competição, mas com outros protagonistas. Em 2005, Santos, São Paulo e Palmeiras tiveram a companhia do Santo André, campeão da Copa do Brasil em 2004.
Isso se repetiu em 2006, com o Paulista, que venceu a Copa do Brasil de 2005, se juntando assim a São Paulo, Corinthians e Palmeiras.
O jogo disputado na Arena do Corinthians, do time da casa contra o Goiás, havia sido adiado e complementou a sétima rodada do Brasileiro, cujas demais partidas foram realizadas na primeira semana de junho.
O Santos lidera o campeonato mais importante do País e o Palmeiras vem em segundo; já o Corinthians, em quinto, e o São Paulo, em sexto, hoje estariam classificados à fase preliminar da próxima Libertadores.
Veja também: