Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Libertadores

Jogo mostra São Paulo e Cruzeiro diferentes e em construção

7 mai 2015 - 10h20
Compartilhar
Exibir comentários

O duelo entre São Paulo e Cruzeiro reuniu os dois melhores clubes do Campeonato Brasileiro de 2014. Porém, apesar do jogo ter sido bom, não dá para dizer que são os mesmos times do ano passado. Ambos mudaram demais, tanto no elenco quanto na estratégia. O São Paulo levou a melhor no Morumbi, vencendo por 1 a 0, mas não é fácil determinar quem está melhor após tantas mudanças. O tempo e os resultados dirão. Mas é possível analisar pontos fracos e fortes desses novos times.

O Cruzeiro é o time que mais mudou. Perdeu jogadores essenciais, como Lucas Silva, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Marcelo Moreno. Pior: ainda não encontrou o substituto ideal para nenhum deles. Entre os volantes, Willians herdou a vaga, mas tem características diferentes. O único meia contratado foi De Arrascaeta, que já mostrou que atua melhor como atacante mesmo. Marquinhos e Willian têm jogado pelas pontas do time celeste, mas não estão em alta. Leandro Damião é o que mais se aproxima de seu antecessor, Marcelo Moreno, mas há cruzeirenses que ainda não estão desconfiados sobre o futebol do ex-santista.

Leandro Damião deu pouco trabalho para defesa do São Paulo
Leandro Damião deu pouco trabalho para defesa do São Paulo
Foto: Ricardo Nogueira / EFE

O estilo de jogo do Cruzeiro também mudou. Antes era um time mais ofensivo, que valorizava a posse de bola e sabia atacar mesmo pelo meio, criando jogadas coletivas perigosas. Porém, agora o time tem apostado demais em recuar, apostar nos contra-ataques de jogadores rápidos e abusar dos cruzamentos para a área. Nada disso funcionou contra o São Paulo, que ganhou todas jogadas por cima e sofreu poucos sustos com a bola rolando.

Já o São Paulo sofreu mais para se encontrar e até viveu momentos de crise. O técnico Muricy Ramalho saiu e até agora não há definição sobre quem comandará o time no resto da temporada. O interino Milton Cruz tem feito sucesso, mas não quer assumir o cargo. Aos poucos ele dá a sua cara para o time, mas com desfalques seguidos tem chegado às escalações de acordo com o jogo. E tem conseguido bons resultados.

Depois de ser eliminado na semifinal do Campeonato Paulista e passar sufoco na Libertadores, o time enfim encontrou um esquema tático ideal, em que o time tem duas linhas de quatro, com Ganso à frente delas e depois um atacante (Alexandre Pato ou Luís Fabiano). Isso permite que o time tenha liberdade para criar jogadas pelo meio e também tenha opções rápida para sair pelas pontas.

Além de ter essa vantagem na adaptação após mudanças, o São Paulo ainda conquistou a oportunidade de poder avançar às quartas de final da Libertadores com um empate. O Cruzeiro terá que vencer por dois gols de diferença para eliminar o time tricolor e provar que pode voltar a ser um time com credenciais de um legítimo campeão brasileiro.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade