Lula fala de privilégio de ver Pelé jogando; Bolsonaro deseja "força e fé" à família
Presidente eleito homenageou o Rei do Futebol nas redes sociais; atual presidente comentou morte por meio de nota oficial do governo
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte de Pelé, nesta quinta-feira, 29, e mencionou o privilégio de ter visto o Rei do Futebol jogando ao vivo. O atual presidente, Jair Bolsonaro, prestou condolências a familiares e amigos de Pelé por meio de nota oficial.
O petista se manifestou nas redes sociais e publicou fotos ao lado do ex-jogador. "Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol", escreveu.
Lula ainda lembrou das derrotas de seu time para o Santos de Pelé, mas ressaltou que sua admiração era mais forte do que qualquer rivalidade em campo.
"Confesso que tinha raiva do Pelé, porque ele sempre massacrava o meu Corinthians. Mas, antes de tudo, eu o admirava. E a raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da Seleção Brasileira".
Por fim, o presidente eleito ainda recordou de outros craques do futebol que nos deixaram. "Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona... Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé".
Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol.
📸: @ricardostuckert pic.twitter.com/YQs3K119t9
— Lula (@LulaOficial) December 29, 2022
Nota oficial do governo
A Presidência da República prestou, em nota oficial divulgada pela Secretaria de Comunicação, condolências a familiares e amigos de Pelé. No final, a nota informa também que o presidente Jair Bolsonaro, "roga a Deus que o receba em seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos".
Leia abaixo a nota oficial:
"O Governo Federal, por meio da Presidência da República, presta suas condolências aos familiares e amigos de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, em razão de seu falecimento na cidade de São Paulo.
Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou.
O Presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento."
Mourão
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), publicou no Twitter a sua homenagem a Pelé: "Hoje nos despedimos do Rei! Valoroso atleta e militar, Pelé encheu nossos corações de alegria. A Vice-Presidência da República, seus admiradores e amigos, enlutados, lamentam o falecimento do maior jogador de futebol do mundo. Que Jesus Cristo abençoe e conforte toda família."
* Com informações de Estadão Conteúdo