Marta é homenageada no The Best, e prêmio de gol mais bonito passa a ter seu nome
A craque se despediu de Copas do Mundo na última edição, na Austrália e Nova Zelândia, mas deve disputar as Olimpíadas
Marta foi agraciada com o prêmio The Best e é a primeira atleta em atividade a ganhar essa homenagem. Ela também é embaixadora da ONU Mulheres e fará parte da seleção do Brasil no Jogos Olímpicos de Paris, em julho.
A jogadora brasileira Marta foi homenageada durante cerimônia do prêmio The Best, da Fifa, nesta segunda-feira, 15, em Londres. Seis vezes melhor do mundo, Marta foi laureada como Puskás. Com isso, a partir da próxima edição, o gol mais bonito entre as mulheres terá o seu nome. Pela primeira vez na história da entidade, a homenagem foi feita para um atleta em atividade.
"É sempre difícil subir neste palco e não se emocionar. Eu tive a felicidade de, algumas vezes, receber o prêmio de melhor jogadora. Acho que é muito mais fácil falar se baseando do que fez o ano inteiro e agradecer as companheiras, staff, família. Mas isso aqui é muito mais especial. Difícil até de encontrar palavras. Mas eu quero que, assim como estou enxergando nesta homenagem, quero que todas as mulheres possam também enxergar um futuro promissor. Onde não seja direcionado somente ao futebol, mas a qualquer atividade", disse Marta durante discurso.
"Porque o que a gente busca diariamente, através daquilo que Deus nos destinou a fazer, é buscar fazer com que o mundo seja melhor para todos. Sem distinção. É buscar igualdade, respeito. Deixo aqui esta mensagem para todos aqueles e aquelas que têm o poder de transmitir essa mensagem através do que você faz. Vai agradecer a um Ronaldo, a um Zagallo, a um Pelé. Vai agradecer a uma Jenni, que tive o prazer de jogar com ela em 2013. Quero agradecer à Fifa e a toda a comunidade do futebol pela homenagem que estou recebendo em vida e ainda em atividade. Isso é, sem dúvida, uma grande motivação para que continuemos evoluindo. E, quem sabe, não jogar mais uma Olimpíada. E depois terei a resposta se continuo ou não", completou a craque brasileira.
A craque se despediu de Copas do Mundo na última edição, na Austrália e Nova Zelândia, mas ainda atua em alto nível e deve estar presente no Jogos Olímpicos de Paris, em julho, com a Seleção Brasileira. Jogando atualmente no Orlando Pride, Marta também é embaixadora da ONU Mulheres, trabalhando pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres em todo o mundo.