32 gols nas últimas três temporadas: a carreira de Balotelli, alvo do Corinthians
Centroavante está livre para negociar e aparece no radar do Timão, que luta contra o rebaixamento
O italiano Mario Balotelli está livre no mercado e pode ser opção nessa janela de transferências para o Corinthians, que busca soluções para escapar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro 2024.
As tratativas do negócio parecem estar avançadas e clube e atleta já teriam até discutido números. Mas olhando para o retrospecto recente do centroavante de 33 anos, será que ele seria uma boa opção para o Timão?
Números
A última passagem de Balotelli foi pelo clube turco Adana Demirspor. Na temporada 2021/22 ele realizou 33 jogos, marcou 19 gols e deu quatro assistências no clube que terminou o campeonato em nono lugar. Ele foi vice-artilheiro da competição, atrás apenas de Umut Bozok com 20 gols.
Na temporada 2022/23 ele optou por defender o Sion, clube suíço por onde colecionou polêmicas. Após 19 jogos e seis gols, Balotelli se envolveu em algumas polêmicas, tendo insultado torcedores rivais e sido afastado por problemas disciplinares --o que sempre marcou sua carreira.
Após esse período conturbado, o atacante voltou para o Adana e na temporada de 2023/24 anotou sete gols em 16 jogos, apresentando um futebol mediano.
Retrospecto
É evidente que Balotelli não está no melhor momento de sua carreira, que começou com o atacante se destacando ao defender a Inter de Milão, com quem ganhou três campeonatos italianos (2007/08, 2008/09 e 2009/10), uma Copa da Itália (2009/10) e integrou o elenco campeão da Champions 2009/10.
Em 2010, ele levou o Golden Boy, sendo eleito o melhor jogador do mundo abaixo dos 21 anos, mesmo ano em que venceu uma Copa da Inglaterra com o Manchester City. Depois, em 2012, o “Super Mario” conquistou uma Premier League com a mesma equipe e foi um dos artilheiros da Eurocopa (3 gols), sendo decisivo para levar a Itália para a final contra a Espanha, além de ficar com o vice-campeonato da competição (o jogo acabou 4 a 0 para a seleção espanhola). Pela seleção italiana, ele fez 36 jogos e converteu 14 gols.
Confusões
A carreira de Balotelli também é marcada por polêmicas. Em sua segunda passagem pela Inter, ele se desentendeu com o técnico português José Mourinho, que acusava constantemente o jogador de fazer corpo mole. Após uma frustração por não ser o titular da equipe, que na época era o sueco Zlatan Ibrahimović, e especulações da sua saída da equipe, o italiano foi flagrado vestindo a camisa do Milan e assistindo aos jogos do maior rival. Com o péssimo clima instaurado, o atacante não se conteve e, após jogo contra o Barcelona, pelas semifinais da Champions em 2010, atirou a camisa da Inter no chão e saiu de campo gritando com torcedores.
Balotelli nas últimas três temporadas
- 70 jogos
- 32 gols
- 5 assistências
- 252 finalizações (98 no gol)
- 66 passes decisivos
- 127 faltas sofridas