Mico da Globo: vascaínos soltaram fogos por vitória fantasma
Emissora errou no placar final da partida entre Vasco e Cruzeiro
A gafe histórica da TV Globo no jogo Vasco 1 x 1 Cruzeiro, nesse domingo (19), no Rio, resultou numa série de memes nas redes sociais e, mais do que isso, provocou reações múltiplas de quem assistia à transmissão. Houve foguetório em vários pontos da cidade para festejar a “vitória vascaína”, anunciada pela emissora equivocadamente.
O Vasco vencia o clássico da Série B do Brasileiro por 1 a 0, já nos acréscimos do segundo tempo, quando, aos 47 minutos, Daniel Amorim marcou outro gol, que acabaria anulado. A imagem do árbitro invalidando o lance não foi apresentada naquele momento pela Globo.
Na sequência, o narrador Luís Roberto e o comentarista Roger Flores se mostraram surpresos com a comemoração entusiasmada e longa dos jogadores cruzeirenses que abraçavam o zagueiro Ramon, autor do gol dos visitantes, aos 49 minutos. Assim, não vão ter tempo de buscar o 2 a 2, eles disseram, com outras palavras.
Luís Roberto e Roger, trabalhando no jogo nos estúdios da Globo – evita-se ainda ir aos estádios por causa da pandemia de covid-19 – não tinham a informação da anulação do gol do Vasco. Pensaram, portanto, que o Cruzeiro apenas diminuíra a vantagem dos cariocas em sua última investida na partida.
Na Rua Ferraz, em Cascadura, subúrbio carioca, a incredulidade tomou conta de frequentadores do bar localizado em frente a um posto de saúde. Com o clássico encerrado, torcedores do Vasco que assistiam ao jogo pela TV, colocada em cima de uma mesa na calçada, comemoraram a vitória por 2 a 1 soltando foguetes.
Quando alguém avisou que o placar tinha ficado no 1 a 1, aqueles mais animados não se renderam aos fatos, dizendo-se alvo de “pegadinhas” de flamenguistas, e continuaram acendendo os rojões. Demoraram alguns minutos para crer que estavam diante de uma situação surreal e que o Vasco realmente não vencera.
“Eu não sou maluco. Eu vi o placar final de 2 a 1 para o Vasco na Globo, vi o jogo todo. Vi os dois gols do meu time. Será que a gente não pode acreditar nem mais naquilo que vê?”, reagiu Severino Santos Souza, um dos que levaram os artefatos para festejar a vitória fantasma do Vasco.