'Mini Paulistão': com 6 representantes, Série B começa com alto investimento de clubes paulistas
Botafogo, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta lutam por uma vaga na elite do futebol brasileiro
Nesta sexta-feira, começa a Série B do Campeonato Brasileiro. Com equipes tradicionais na disputa por uma vaga na primeira divisão, o torneio terá seis representantes paulistas, maior número desde 2009: Botafogo, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta. No atual formato de pontos corridos, o recorde foi estabelecido em 2007, edição que contou com oito equipes de São Paulo.
Apesar da semelhança geográfica, os clubes possuem altos investimentos, mas cenários completamente distintos. O Mirassol chega a com chancela de campeão da Série C e estreia na segunda divisão. Em Ribeirão Preto, o Botafogo, que também conquistou o acesso na temporada passada, conta com um projeto de SAF consolidado e mira a Série A nos próximos anos.
"Além da importância esportiva, voltar a disputar a Série B também significa um crescimento dos ativos do clube. Para esta temporada, a arrecadação com patrocinadores no uniforme cresceu mais de 400%, aporte que vem sendo revertido em investimentos no elenco. Por outro lado, sabemos que é uma competição difícil, com viagens longas e equipes tradicionais do futebol brasileiro", comenta Adalberto Baptista, gestor da Botafogo SA.
Após decidirem o título da Série A2, Ponte Preta e Novorizontino também focam todas as atenções na Série B. No caso do time de Novo Horizonte, que escapou por pouco do rebaixamento na última rodada em 2022, a meta é fazer uma boa campanha sem riscos, para consolidar o clube a nível nacional.
"Queremos fazer uma Série B forte, garantir a permanência e, posteriormente, buscar uma vaga na parte de cima da tabela. Fora das quatro linhas, o Novorizontino é um clube organizado, com departamentos profissionalizados e dedicação de todos os envolvidos", destaca Genilson Rocha, presidente do Novorizontino.
O Ituano bateu na trave na temporada passada, mas surpreendeu no Paulistão e segue vivo na Copa do Brasil após empate sem gols com o São Paulo. Já o Guarani quer dar sequência na reestruturação financeira feita pela diretoria para almejar voos maiores na competição.
"Sabemos que a organização do clube como tudo, inclusive fora de campo, é fundamental para o futuro do Guarani. O nosso processo de Recuperação Judicial é um exemplo disso e estamos com um planejamento, a médio e longo prazo, para equacionar as dívidas e colocar a casa em ordem", afirma André Marconatto, presidente do Guarani.
Fora de campo, a Série B terá mudanças em relação aos detentores de transmissão. A partir de agora, além das transmissões pelo SporTV e Premiere, o campeonato volta a ser transmitido na TV aberta, depois de acordo assinado com o Grupo Bandeirantes.
Confira a estreia dos clubes paulistas na Série B:
Sexta-feira (14/04)
- 19h - Guarani x Avaí
- 21h30 - Ituano x Ceará
Sábado (15/04)
- 15h30 - Vila Nova x Novorizontino
- 17h - Mirassol x Chapecoense
- 18h15 - Juventude x Botafogo-SP
Domingo (16/04)
- 18h - Vitória x Ponte Preta