Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Monumental de Nuñez reabre após fim de etapa da reforma como maior estádio da América do Sul

Na maior reforma da história do estádio de Buenos Aires, River Plate faz sua primeira partida com a capacidade acima de 83 mil pessoas, 13 mil a mais do que a capacidade oficial do Maracanã, que é de 70 mil

12 fev 2023 - 18h44
(atualizado às 19h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O lendário estádio Monumental de Nuñez voltou à ativa como o maior da América do Sul. A partida entre River Plate e Argentino Juniors, pelo Campeonato Argentino, neste domingo, dia 12, é um marco para o estádio e para o continente. O jogo, o primeiro da história do estádio ainda em meio a sua reforma, abre seus portões para receber 83 mil torcedores.

Reprodução Twitter River Plate
Reprodução Twitter River Plate
Foto: Reprodução Twitter River Plate / Estadão

Para se ter uma ideia, o Maracanã, que por décadas foi apontado como o maior da América, tem atualmente capacidade oficial para 70 mil pessoas, embora tenha condições de receber 78 mil. Os clubes que o administram costumam vender lotes de até 70 mil entradas. Sua última reforma se deu por conta da Copa do Mundo de 2014.

A reforma do Monumental de Nuñez já acontece há alguns anos. Usando recursos do próprio River Plate, a área em que se tinha uma pista de atletismo foi desfeita e nela está sendo construído um novo nível de arquibancada, bem mais perto do campo de jogo, lembrando, inclusive, a geral do Maracanã. Até o momento, três das quatro partes do novo espaço estão prontos e o Monumental passa a ter 83.196 lugares disponíveis. Desta forma, o estádio do rival do Boca Juniors passa a ser o maior do continente em capacidade.

Antes das obras, o Monumental de Nuñez já era o quarto maior estádio de toda a América do Sul, atrás apenas do Monumental de Lima, Maracanã e Mané Garrincha. Agora, mesmo sem toda a reforma do estádio finalizada, o estádio do River assume a liderança do ranking por capacidade de público. As novas arenas no futebol estão sendo erguidas com capacidade para 45 mil pessoas, a exemplo do Allianz Parque e da Neo Química Arena. Na Europa, há estádios maiores, para até 90 mil pessoas, e outros mais modestos, alguns até no badalado futebol inglês.

A obra do Monumental de Nuñez ainda não acabou. O último setor do novo nível de arquibancadas tem previsão de ser finalizado apenas em 2024. O clube não revelou os gastos da reforma. Quando ele estiver pronto, o estádio do River Plate terá capacidade para 84.567 pessoas.

Quais são os maiores estádio da América do Sul?

1º) 83.196 - Monumental de Nuñez (Buenos Aires-ARG)

2º) 80.093 - Monumental (Lima-PER)

3º) 78.838 - Maracanã (Rio de Janeiro-BRA)

4º) 72.788 - Mané Garrincha (Brasília-BRA)

5º) 66.795 - Morumbi (São Paulo-BRA)

6º) 63.903 - Castelão (Fortaleza-BRA)

7º) 61.846 - Mineirão (Belo Horizonte-BRA)

8º) 60.235 - Centenário (Montevidéu-URU)

9º) 57.503 - Mario Kempes (Córdoba-ARG)

10º) 57.267 - Monumental Isidro Romero (Guayaquil-EQU)

Reprodução Twitter River Plate
Reprodução Twitter River Plate
Foto: Reprodução Twitter River Plate / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade