Fifa considera que Mundial Sub-20 na Turquia não será afetado pelas manifestações
As sedes do Mundial-2013 Sub-20 na Turquia (21 de junho-13 de julho) não serão afetadas pelas manifestações violentas que agitam Istambul, informou nesta quarta-feira a Fifa em comunicado.
A Fifa, "junto com o Comitê de Organização Local (COL), recebe prestações de conta regulares sobre a situação", e estipula que os incidentes estão restritos a "duas zonas delimitadas dentro de Istambul e as sedes do torneio não correm o risco de serem afetadas".
"A segurança e a proteção dos torcedores são as primeiras preocupações na preparação de qualquer evento de grande porte", continuou a entidade, que ainda indicou ter "total confiança na capacidade das autoridades turcas de lidar com possíveis riscos".
Markus Kattner, secretário-geral da Fifa, enviou uma nota em 11 de junho aos participantes do Mundial Sub-20 (24 seleções) na Turquia assegurando que "o torneio acontecerá como previsto".
Neste mesmo comunicado, a Fifa "se compromete a vigiar a situação na Turquia, a garantir um ambiente seguro às delegações e a fornecer informações sobre a segurança das equipes quando estas chegarem" à Turquia.
De acordo com o último boletim publicado na terça-feira pelo sindicato dos médicos turcos, a onda de protestos que agita a Turquia desde 31 de maio já deixou quatro mortos, sendo três manifestantes e um policial, e cerca de 5000 pessoas feridos, alguns em estado grave.