Script = https://s1.trrsf.com/update-1732567509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Mundial de Clubes

Barcelona leva a melhor sobre o Santos no histórico entre os dois

17 dez 2011 - 14h38
(atualizado às 15h53)
Compartilhar

Santos e Barcelona fazem neste domingo, a partir das 8h30 (de Brasília), em Yokohama, a final do Mundial de Clubes da Fifa deste ano. Em busca do seu terceiro título mundial, o clube paulista tenta desbancar o favorito time catalão para ficar com a taça. No entanto, no que depender do histórico do confronto entre as duas equipes, o Barcelona leva vantagem na disputa.

Grandes nomes desta geração do Santos, Neymar e Ganso podem definir duelo com Barcelona
Grandes nomes desta geração do Santos, Neymar e Ganso podem definir duelo com Barcelona
Foto: AP

» Quem é melhor? Compare jogadores de Santos e Barcelona
» Veja linha do tempo e relembre todos os campeões mundiais

Isto porque Santos e Barcelona duelaram cinco vezes em toda a história, com três vitórias do time espanhol, um empate e uma vitória dos brasileiros. Somando todas essas partidas, foram anotados 24 gols, o que dá uma média de quase cinco gols por jogo (4,8 gols por partida).

No primeiro embate, os santistas conquistaram a sua única vitória frente ao Barça até o momento. O clube da Vila Belmiro goleou por 5 a 1, com grande atuação de Pelé. O Rei marcou dois gols, Dorval também balançou as redes duas vezes e Coutinho completou o placar.

Depois disso, os catalães passaram a dominar a história deste confronto. Em 1960, o Barcelona abriu 4 a 0 no intervalo, viu o time alvinegro diminuir para 4 a 3 no segundo tempo, mas segurou a vantagem até o final. Em 1963, o clube catalão venceu outro amistoso por 2 a 0. Esses três primeiros encontros foram todos realizados no Camp Nou.

Após alguns anos sem ficarem frente a frente, Barcelona e Santos voltaram a jogar em 1974, em Cádiz, Espanha. Os espanhóis levaram a melhor, ganhando por 4 a 1, em jogo válido pelo Torneio Ramón de Carranza.

Na última partida entre as duas equipes foi registrado o único empate entre ambos. No tempo normal, Barcelona e Santos ficaram no 2 a 2. Na disputa de pênaltis, os catalães venceram por 5 a 4 e conquistaram o Troféu Joan Gamper, de 1998, no Camp Nou.

Agora, com a sua nova geração de Meninos da Vila, liderada pelo meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar, os santistas tentam quebrar a escrita e voltar a derrotar o poderoso Barcelona.

Vale lembrar que, para chegar à decisão, o Santos derrotou o Kashiwa Reysol (Japão), por 3 a 1, na última quarta-feira, em Toyota. Já o Barcelona goleou o Al Sadd (Catar), por 4 a 0, na quinta, em Yokohama, palco da grande final da competição marcada para este domingo.

Fonte: Gazeta Esportiva
Compartilhar
Seu Terra