Nacional anuncia morte de Juan Izquierdo
Atleta estava internado desde que deixou o gramado do MorumBis de ambulância
O zagueiro Juan Izquierdo, do Nacional (Uruguai), morreu nesta terça-feira, 27, no Hospital Albert Einstein, conforme anunciou o clube uruguaio. O atleta de 27 anos estava internado desde a última quinta-feira, 22, quando precisou deixar o estádio MorumBis de ambulância após cair no gramado durante partida contra o São Paulo pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Após ter uma arritmia cardíaca em campo, o jogador uruguaio foi encaminhado para o hospital e, antes de chegar ao local, teve uma parada cardíaca, conforme anunciou a equipe médica.
Con el más profundo dolor e impacto en nuestros corazones, el Club Nacional de Football comunica el fallecimiento de nuestro querido jugador Juan Izquierdo.
Expresamos nuestras más sinceras condolencias a su familia, amigos, colegas y allegados.
Todo Nacional está de luto por… pic.twitter.com/mYU28mqw6m
— Nacional (@Nacional) August 28, 2024
Carreira de Izquierdo
Nascido em Montevidéu, o zagueiro vivia um dos melhores momentos da carreira e também da vida pessoal. Há duas semanas, ele viu o nascimento de seu segundo filho com a esposa, Selena. Eles já tinham uma filha, de dois anos.
Dentro de campo, Izquierdo também aproveitava a boa fase. Revelado pelo Cerro, do Uruguai, ele passou por Montevideo Wanderers, Peñarol e Atlético San Luis (México), antes de chegar ao Nacional para sua primeira passagem em 2021.
Na oportunidade, jogou apenas uma partida e foi emprestado para o Liverpool, também do Uruguai. No modesto clube, levantou os troféus da Primeira Divisão e da Supercopa nacional. As boas atuações o levaram de volta ao Nacional, onde atuava desde o início deste ano.
O que aconteceu com Izquierdo?
Aos 38 minutos do segundo tempo do jogo contra o São Paulo pela Copa Libertadores, no MorumBis, Izquierdo caiu sozinho no gramado e, imediatamente, os companheiros de ambas as equipes chamaram o atendimento.
A partida ficou paralisada por cerca de sete minutos. Com o reinício, o Nacional teve direito a mais uma substituição, e Emiliano Velázquez entrou no lugar do camisa 3, que foi retirado do gramado de ambulância sob aplausos dos torcedores e levado para o hospital.
Pouco depois da partida, o Nacional confirmou o quadro de arritmia cardíaca do atleta. Na sexta-feira, a equipe informou que Izquierdo estava estável e sedado na UTI do Hospital Albert Einstein.
Em solidariedade ao quadro do atleta, a rodada do último fim de semana do Campeonato Uruguaio foi adiada. Inicialmente, as partidas foram remarcadas para terça, 27, quarta, 28, e quinta, 29, mas, com a piora do quadro, os jogos foram suspensos ainda sem data definida.
Na tarde de sábado, 24, o Hospital Albert Einstein confirmou que o jogador chegou ao local com um quadro de parada cardíaca e precisou de manobras de ressuscitação com desfibrilador.
Com a preocupação aumentando, a equipe médica divulgou na noite de segunda-feira, 26, que o quadro era considerado crítico, com Izquierdo dependente de ventilação mecânica.