Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pai do jogador Luis Díaz é libertado após quase duas semanas sequestrado na Colômbia

Canais de televisão locais mostraram o pai de Díaz em uma pista de pouso na cidade de Valledupar, na província colombiana de Cesar

9 nov 2023 - 14h01
(atualizado às 15h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Luis Díaz comemora gol do Liverpool 5/11/2023
Luis Díaz comemora gol do Liverpool 5/11/2023
Foto: Action Images via Reuters/Peter Cziborra

Os guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia libertaram nesta quinta-feira, 9, o pai do jogador do Liverpool Luis Díaz, depois de sequestrá-lo no norte do país há quase duas semanas, informou o governo.

O sequestro de Luis Manuel Díaz interrompeu os diálogos de paz do governo com o ELN, que foram reiniciados no ano passado na esperança de encerrar a participação do grupo no conflito colombiano de 60 anos, que já matou pelo menos 450 mil pessoas. Os dois lados iniciaram um cessar-fogo de seis meses em agosto.

Canais de televisão locais mostraram o pai de Díaz em uma pista de pouso na cidade de Valledupar, na província colombiana de Cesar, depois que ele desceu de um helicóptero.

Luis Manuel Diaz (do meio), pai do jogador de futebol do Liverpool Luis Diaz, posa após sua libertação pelos guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia em um local desconhecido na Colômbia
Luis Manuel Diaz (do meio), pai do jogador de futebol do Liverpool Luis Diaz, posa após sua libertação pelos guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) da Colômbia em um local desconhecido na Colômbia
Foto: @episcopadocol via X/Handout via REUTERS

A delegação de negociação do governo nas conversações de paz com o ELN disse em um comunicado que comemorou a libertação e que Díaz estava são e salvo, mas que o sequestro "nunca deveria ter acontecido".

"O processo atual com o ELN avançou como nenhum outro até hoje. Independentemente disso, nossa delegação considera que o sequestro de Luis Manuel Díaz colocou nosso diálogo em uma situação crítica e, por causa disso, chegou o momento de tomar decisões que eliminem o sequestro", disse o comunicado.

Todas as pessoas que estão sendo mantidas em poder do ELN devem ser libertadas, acrescentou o comunicado, embora não tenha fornecido um número de reféns restantes. Historicamente, os grupos guerrilheiros da Colômbia têm usado o sequestro como tática de pressão e arrecadação de fundos.

O ELN disse, há uma semana, que libertaria Díaz, mas sua libertação foi adiada em meio a um vaivém entre o grupo e o governo. Os rebeldes disseram que as operações militares estavam impedindo os esforços de libertação, o que foi negado pelo Exército.

Díaz e sua esposa, Cilenis Marulanda, foram capturados por homens armados quando estavam dirigindo na província de La Guajira. Marulanda foi libertada em poucas horas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade