Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Palmeiras perde para o Botafogo na Libertadores e precisa de virada para evitar agosto trágico

Luiz Henrique e Igor Jesus aproveitam erros da linha de 3 zagueiros palmeirenses e colocam cariocas em vantagem na briga por vaga nas quartas

14 ago 2024 - 23h36
(atualizado em 15/8/2024 às 19h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O Palmeiras foi superado pelo Botafogo por 2 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Com o resultado, o time de Abel Ferreira vai precisar de uma vitória por dois gols de diferença para seguir vivo na busca pelo tetracampeonato.

Mais do que isso, o resultado é essencial diante de um mês de agosto em que a equipe foi eliminada da Copa do Brasil e se afastou da briga pela liderança do Brasileirão. Desde 24 de julho, são quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória, que pouco serviu, contra o Flamengo, na eliminação do torneio nacional.

A linha de três defensores montada por Abel Ferreira e marcada por boas exibições teve um dia para esquecer. Foi nas suas falhas que o Botafogo aproveitou a criatividade de Savarino e Almada, com finalização de Luiz Henrique e Igor Jesus.

Agora, os cariocas jogarão pelo empate no jogo de volta dia 21, no Allianz Parque. Antes, o Palmeiras recebe o São Paulo, pelo Brasileirão, no Allianz Parque, no domingo, 18, às 16h. Mais tarde, às 18h30, o Botafogo também tem clássico, contra o Flamengo, no Nilton Santos.

A reação do Palmeiras não foi avassaladora. A equipe não deu sinais de abalo anímico, mas manteve certa a cautela e até inação.

Os palmeirenses precisaram contar com "ajuda" de John para empatar. Primeiro o goleiro quase sofreu um desarme dentro da área. Ele rifou a bola para um novo ataque do time paulista.

O mérito veio com passe de Rony para achar Maurício. Com a bola no pé e dentro da área, o reforço palmeirense chutou em cima do arqueiro, que aceitou o empate.

Maurício marcou o primeiro gol com a camisa do Palmeiras e manteve a equipe viva na disputa por uma vaga nas quartas de final.
Maurício marcou o primeiro gol com a camisa do Palmeiras e manteve a equipe viva na disputa por uma vaga nas quartas de final.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

O gol do Palmeiras, contudo, não mudou o cenário. O Botafogo voltou ao ataque. Igor Jesus não precisou esperar o Natal para receber um presente em forma de passe de Luiz Henrique, nas costas de Vitor Reis. O camisa 99, cara a cara com Weverton, colocou os cariocas de novo na frente.

O jogo viu o ritmo diminuir no segundo tempo. Irritado, Abel buscou mudanças com as entradas de Felipe Anderson e Estêvão.

O garoto até alterou a dinâmica do time, que conseguiu buscar mais o ataque. Entretanto, ele ainda volta de lesão e ainda não está com o mesmo poder de decisão que tinha antes da parada.

Pouco pareceu fazer sentido quando o treinador alviverde sacou Veiga para entrar Fabinho. O Palmeiras manteve mais a posse e conseguiu avançar em bloco, mas teve dificuldades em chegar na área botafoguense.

Em um momento atípico, Estêvão conseguiu invadir a área e foi derrubado. O árbitro Esteban Ostojich não marcou penalidade, em um lance que John Textor não poderá reclamar, mas cabe chiado por parte dos palmeirenses.

Próximo do fim, o Botafogo ainda conseguiu crescer, impondo um jogo mental contra o Palmeiras que parecia assustado ao sentir que a derrota se confirmava. A disputa continua aberta, mas já é uma gangorra que pende para um lado, o alvinegro.

BOTAFOGO 2 x 1 PALMEIRAS

  • BOTAFOGO - John; Mateo Ponte, Bastos, Alexsander Barboza e Cuiabano (Marçal); Gregore, Marlon Freitas (Tchê Tchê) e Thiago Almada (Matheus Martins); Luiz Henrique (Allan), Savarino (Tiquinho Soares) e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.
  • PALMEIRAS - Weverton; Vitor Reis, Gómez e Murilo; Giay, Aníbal Moreno, Raphael Veiga (Fabinho), Mauricio (Estêvão) e Vanderlan; Rony (Lázaro) e Flaco López (Felipe Anderson). Técnico: Abel Ferreira.
  • ÁRBITRO - Esteban Ostojich (URU)
  • GOLS - Luiz Henrique, aos 22, Maurício, aos 32, e Igor Jesus, aos 38 minutos do primeiro tempo.
  • CARTÕES AMARELOS - Fláco Lopez, Raphael Veiga, Abel Ferreira e Estêvão (Palmeiras). Igor Jesus, Cuiabano e Tiquinho Soares (Botafogo).
  • PÚBLICO - 38.848 torcedores.
  • RENDA - R$ 1.775.401,25.
  • LOCAL - Estádio Nilton Santos, no Rio.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade