Pirlo diz que Guardiola tentou contratá-lo para o Barcelona
O volante italiano Andrea Pirlo admitiu em sua autobiografia, que teve trechos divulgados pelo jornal inglês The Guardian, que o técnico Pep Guardiola tentou trazê-lo para o Barcelona em 2010, quando o italiano ainda era jogador do Milan. No entanto, o clube italiano bateu o pé e se recusou a liberá-lo para a equipe catalã, mesmo com meio-campista admitindo que faria de tudo para jogar pelo clube espanhol.
Em uma parte do livro, o atual jogador da Juventus descreve como Guardiola armou um esquema para encontrá-lo em sua sala no Camp Nou após um amistoso entre Milan e Barcelona e lhe explicou como o Barça era o melhor lugar para ele jogar a partir dali. O espanhol ainda disse que o Milan já havia recusado uma primeira proposta, mas que os catalães não desistiriam.
Pirlo disse lamentar não ter sido liberado pelo MIlan (que anos depois o liberou de graça) para realizar seu sonho de jogar para Guardiola e para o Barcelona. Ele também fez um paralelo com a situação de Ibrahimovic, que poucas semanas depois trocou o clube espanhol pelo italiano.