Plataforma que mapeia lesões de atletas chega ao Brasil
Recurso revoluciona o trabalho de análise de mercado, departamento de saúde e performance de clubes
A Seleção Brasileira e a maioria dos clubes da Série A estão testando uma ferramenta que promete revolucionar a análise de risco na contratação de atletas e a gestão dos dados de desempenho por meio de seus setores do departamento de Futebol.
Promovida na Itália por Gianluca Galliani, filho do ex-CEO do Milan, Adriano Galliani, a plataforma Noisefeed já é utilizada nas três principais divisões do futebol daquele país. Na Premier League, metade dos clubes faz o mesmo. Alemanha, Espanha, Portugal e França também se mobilizam para aproveitar o modelo.
O recurso permite o mapeamento das lesões sofridas pelos atletas ao longo de suas carreiras e também o controle das informações veiculadas pela mídia e redes sociais sobre cada um deles, medida que ajuda o clube a preservar seu investimento na contratação de um jogador.
“É o que há de mais moderno no mercado, com riqueza de detalhes e uma contribuição ímpar para os clubes. A receptividade na Série A tem sido excelente”, conta Marcelo Xavier em entrevista ao Terra. Ele é o idealizador do primeiro curso de análise de desempenho adotado oficialmente pela CBF e tem passagem por Flamengo, Atlético-MG, Botafogo e Vitória-BA, entre outros clubes.
Marcelo Xavier atua nesse projeto em parceria com Max Zelkcovik, ex-representante da Instat e sócio comercial da Noisefeed, responsável pela chegada da plataforma ao Brasil
“O Noisefeed trará integração entre os setores do departamento de futebol e agilidade na busca de informações e tomadas de decisões jamais vistas no futebol brasileiro. Abrange acompanhamento e contratação de atletas. Imagine otimizar todo o processo, evitando dezenas de ligações, horas e horas de pesquisas perdidas, tendo tudo disponível em tempo real em um ambiente integrado”, enfatiza Max, entusiasta do uso da ferramenta.
“É possível identificar um avatar do atleta na plataforma, onde se verifica o grau e tipo de cada lesão, a parte do corpo envolvida, o tempo que o atleta não está mais disponível para ser utilizado nos jogos, além de dados sobre a sua produtividade que remetem a consultas de períodos anteriores. São muitas variáveis”, afirma Marcelo, pioneiro no trabalho de análise de desempenho no Brasil ao lado de Rafael Vieira e Fernando Lázaro, hoje técnico do Corinthians.