Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia Civil confirma que torcedor do São Paulo morreu após ser atingido por munição da PM

Rafael dos Santos Tercilio Garcia, de 32 anos, morreu durante as comemorações do título da Copa do Brasil no último domingo

28 set 2023 - 15h48
(atualizado às 16h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução: Redes Sociais

A Polícia Civil confirmou que o torcedor do São Paulo, Rafael dos Santos Tercilio Garcia, de 32 anos, morreu após ser atingido na cabeça por uma bala conhecida como bean bag, um tipo de munição usada pela Polícia Militar como alternativa às balas de borracha. As informações são da Folha de S.Paulo.

O torcedor era surdo e morreu durante as comemorações do título da Copa do Brasil nas proximidades do estádio do Morumbi, localizado na zona oeste de São Paulo, na noite do último domingo, 24.

A causa do falecimento foi um traumatismo crânio-encefálico, e uma análise inicial confirmou que ele foi atingido pela bean bag, conforme declarou a chefe do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), a delegada Ivalda Aleixo. "Foi um tiro certo e a curta distância", disse à Folha.

O relatório assinado por um médico legista mostrou que, no momento em que foi atingido, Garcia estava com um boné que acabou sendo perfurado pela munição. Rafael foi encontrado desacordado por policiais militares imediatamente após um tumulto nas proximidades do estádio Cícero Pompeu de Toledo.

A Polícia Civil segue investigando a origem do disparo para identificar o autor dos disparos. A delegada Ivalda informou que, nas proximidades do estádio, foram encontradas outras 3 munições do tipo bean bag, bem como fragmentos de madeira e garrafas de vidro.

Os investigadores, agora, irão examinar as imagens das câmeras de segurança em busca de qualquer registro do disparo. Além disso, eles pretendem comparar essas imagens com as capturas feitas por drones da polícia na última terça-feira. A primeira testemunha a ser ouvida será a mãe da vítima.

A delegada pretende esclarecer qual era o grau de surdez de Garcia e avaliar sua autonomia, incluindo se ele frequentava estádios e outros eventos por conta própria.

Por meio de nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública), confirmou que bean bags foram usadas durante ação de PMs para conter o tumulto com torcedores.  "Na ocasião, os policiais militares realizaram ações de controle de multidão com uso de munições de menor potencial ofensivo como bean bags, elastômero e jatos de água", disse a secretaria.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade