Portugal está em festa pelos 30 anos de Cristiano Ronaldo
Vitrines de lojas esportivas e demais segmentos, jornais, programas de rádio e TV de Portugal dão destaque a um único assunto nesta quinta-feira: o 30º aniversário do craque Cristiano Ronaldo. Além das mensagens de parabéns e dos desejos de felicidades, a imprensa e o povo português discutem sobre a sequência da carreira do maior ídolo e principal embaixador do país no exterior. Será que Cristiano seguirá como o melhor do mundo apesar de entrar na "casa dos 30"?
Quem não tem dúvidas da sequência é o técnico da seleção portuguesa, Fernando Santos, um dos muitos a festejar o aniversário do artilheiro do Real Madrid. Mas ele aproveitou o desejo de felicidades para "cobrar" o atleta sobre algo que falta na trajetória vitoriosa: um título por Portugal.
"Cristiano tem uma carreira brilhante e espero que possa continuar. Que nos próximos anos siga elevando o nome de Portugal e ganhando campeonatos. Particularmente, já sei o que ele deseja e se transformou em ambição: gostaria que em um breve espaço de tempo possamos conquistar em conjunto um título para o nosso país", afirmou Santos em vídeo publicado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em homenagem a Ronaldo.
O presidente da FPF, Fernando Gomes, também parabenizou o capitão da seleção lusa. Para ele, Cristiano é um "exemplo como ser humano para os mais jovens, não só os portugueses, mas de todo o mundo". Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro nasceu em Funchal, capital da Ilha da Madeira, em 5 de fevereiro de 1985, em uma família de origem humilde.
Começou a se destacar no clube do bairro, o Andorinha, onde jogou até os dez anos. Foi então para o Nacional de Madeira e, pouco depois, se mudou para Lisboa para jogar nas divisões de base do Sporting.
Mal tinha estreado com a camisa alviverde, aos 18 anos, foi contratado pelo Manchester United, onde deu início à carreira brilhante e à conquista de vários títulos, entre eles uma Liga dos Campeões, três Campeonatos Ingleses e o primeiro prêmio Bola de Ouro da Fifa.
Ficou nos "Diabos Vermelhos" até 2009, quando foi contratado por uma cifra milionária pelo Real Madrid, onde hoje disputa a sexta temporada. No período, levantou outra 'Champions', venceu um Campeonato Espanhol e, além de outros títulos, levou para casa outras duas Bolas de Ouro.