Presença de Lula acirra ânimos em velório de Pelé; "Aqui não é sobre política", diz fã
Fãs e torcedores do Rei se dividiram sobre manifestações políticas no evento fúnebre que acontece em Santos (SP)
Um princípio de confusão foi registrado no início do cortejo fúnebre do Rei Pelé, na manhã desta terça-feira, 3, em Santos (SP). Tudo começou após a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, acompanhado da primeira-dama Janja Silva, assistiu à oração conduzida no campo da Vila Belmiro.
Do lado de fora, apoiadores do petista levantaram coro pró-Lula, e um grupo que passava pelo local rebateu apontando que aquele não era momento para política. Foi então que uma confusão chegou a ocorrer, mas logo foi dispersada.
"Aqui não é Lula, não. Aqui é Pelé", gritou um fã com camiseta da Seleção Brasileira. "Cadê o Bolsonaro?", gritou outro. "O pessoal não sabe respeitar", disse um último, que chegou a tampar a câmera da reportagem do Terra enquanto passava.
Bolsonaristas discutem com apoiadores de Lula próximo da Vila Belmiro, onde ocorre o funeral de Pelé. Presidente esteve no local na manhã desta terça-feira pic.twitter.com/z82LJzEjfp
— Terra (@Terra) January 3, 2023
Lula no velório
O presidente Lula participou do velório de Pelé, na manhã desta terça, no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. Sem falar com a imprensa, ele esteve acompanhado da esposa, Janja, e do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).
O petista esteve no estádio por cerca de 20 minutos, durante a realização de uma oração em memória do Rei do Futebol. Logo após a saída de Lula, o caixão foi fechado e o levado para a área externa do estádio, onde foi disposto em um caminhão do Corpo de Bombeiros para o cortejo fúnebre. Pelé será enterrado no Memorial Nercópole Ecumênica.
*Com colaboração de Juliana Steil.