Presidente da CBF é alvo de intolerâncias na web
Pelas redes sociais, Ednaldo é vítima de preconceitos
O Instagram oficial da CBF postou nessa quarta (23) uma foto do presidente eleito da CBF, Ednaldo Rodrigues, registrando a chegada dele ao cargo máximo da entidade. A partir de então, houve uma chuva de comentários preconceituosos contra o dirigente.
Ednaldo, 68 anos, é o primeiro negro e nordestino eleito presidente da CBF (antes CBD) em 107 anos de existência da entidade. Natural de Vitória da Conquista, no interior da Bahia, vem de origem humilde, da qual se orgulha de reiterar.
Terra de ninguém, a web tratou de despejar sobre ele uma série de manifestações de intolerância. Chama a atenção que uma parte considerável desses ataques está publicada num próprio canal oficial da confederação, sem que a CBF tenha feito uma filtragem dos textos.
São várias as associações pejorativas de sua imagem com a do ex-presidente da Bolívia, Evo Morales. Alguns, como @mat_fonseca, não mediram as palavras. “Yo soy Pablo Escobar”, escreveu, comparando o dirigente ao famoso criminoso colombiano.
“Tem cara de narcotraficante”, registrou @k.marl7. “Tiririca é você?”, postou @jansinhobrito. “Colocarão o pai do xamã na presidência da CBF”, pontuou @felipesiilvestre. “Tá com cara de chefe da máfia boliviana”, publicou @andrey22k.
As reações a essas postagens dividiram opiniões. Enquanto um grupo aplaudia os deboches e ofensas, vários internautas rechaçavam os preconceitos e desejavam boa sorte ao dirigente.
Até as 14 horas desta quinta, havia mais de 500 comentários no canal oficial da CBF referente à eleição de Ednaldo. Muitos traduziram ali a descrença com a confederação, envolvida nos últimos anos em uma série de escândalos.