Quando a seleção brasileira volta a jogar? Adversários estão definidos?
Brasil terá rara oportunidade de enfrentar europeus no início de 2023; confira possibilidades e calendário de partidas
A seleção brasileira se despediu da Copa do Mundo do Catar após perder para a Croácia nos pênaltis pelas quartas de final. As duas equipes empataram sem gols no tempo normal, 1 a 1 na prorrogação e, nas penalidades, os croatas se garantiram com vitória por 4 a 2.
A eliminação no Mundial encerrou as atividades da seleção brasileira em 2022. A equipe só voltará a se reunir entre os dias 20 e 28 de março, sob o comando de um novo treinador, dado que Tite deixa o cargo após seis anos. Na ocasião, o Brasil poderá fazer dois amistosos. Os adversários, porém, não estão definidos.
O calendário da seleção brasileira neste ciclo para a Copa do Mundo dos EUA, Canadá e México, em 2026, é enigmático. Algumas mudanças são previstas diante da alteração no número de participantes do próximo Mundial, que sobe de 32 para 48.
ADVERSÁRIOS
O fim do acordo neste mês de dezembro com a Pitch, empresa que organiza os jogos da seleção desde 2012, abre espaço para que a CBF encontre um novo perfil de adversários para amistosos e os celebre mais vezes no Brasil. Novamente, a seleção deve ter dificuldades para encontrar rivais europeus ao longo do ciclo e deve aproveitar as primeiras datas de 2023 para enfrentá-los.
? O Brasil volta a jogar entre 20 e 28 de março de 2023 e terá rara oportunidade de enfrentar europeus
As opções são essas:
— Marcos Antomil (@marcos_antomil) December 11, 2022
As seleções da Uefa começam em março as Eliminatórias da Eurocopa 2024, que acontece na Alemanha. Como sede, os alemães estão classificados automaticamente e não têm compromissos agendados ainda para 2023. Além deles, outras europeias terão uma data vaga em março.
Para o primeiro jogo de março (entre 23 e 25 de março), estão disponíveis: Alemanha, Geórgia, Irlanda, Ucrânia, Letônia e Albânia. Enquanto para a segunda partida (26 a 28 de março), a principal equipe é a Bélgica, além da Alemanha, Grécia, Chipre, Macedônia do Norte, Armênia, Ilhas Faroe e Lituânia.
CALENDÁRIO
A princípio, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) gostaria que todas as Confederações continentais limitassem as Eliminatórias para apenas 10 datas.
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) contará com seis seleções classificadas diretamente para a Copa de 2026, além de uma vaga na repescagem intercontinental. Por esse motivo e para atender as solicitações da entidade máxima do futebol, tenta mudar o formato das Eliminatórias, reduzindo de 18 datas (com jogos de ida e volta entre as 10 seleções participantes) para 10. No entanto, a ideia encontra resistência entre as seleções menores.
Caso consiga reduzir o número de datas ocupadas pelas Eliminatórias, a Conmebol gostaria de colocar em prática a partir de 2024 o acordo com a Uefa para inserir as seleções da América do Sul na Liga das Nações, torneio amistoso disputado entre os europeus.
Outra dúvida diz respeito à Copa América. Entre junho e julho de 2024, ela deveria ser celebrada no Equador, mas a sede do evento ainda não foi confirmada. Uma das hipóteses é levar o torneio para os Estados Unidos, servindo como teste para a Copa do Mundo, integrando seleções da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).
A Fifa também tem como ambição alterar o calendário das seleções, hoje dividido em cinco Datas Fifa, com dois jogos em cada. Alguns projetos devem ser avaliados nos próximos anos para diminuir o número de Datas Fifa e aumentar o período em os jogadores ficam cedidos às suas respectivas seleções. O número de partidas seria mantido em 10. O calendário da Fifa está planejado somente até 2024.
JOGOS DO BRASIL EM 2023
- 20 a 28 de março - dois jogos
- 12 a 20 de junho - dois jogos
- 4 a 12 de setembro - dois jogos
- 9 a 17 de outubro - dois jogos
- 13 a 21 de novembro - dois jogos