Quem é Rafael Borré, atacante disputado por Internacional e Atlético-MG
Jogador colombiano pertence ao Eintracht Frankfurt, mas está emprestado ao Werder Bremen
Rafael Santos Borré é mais um jogador que movimenta a janela de transferências no Brasil. O atacante colombiano de 28 anos desperta interesse do Internacional e do Atlético-MG. O jogador pertence ao Eintracht Frankfurt, mas está emprestado para o Werder Bremen.
Rafael Santos Borré Maury nasceu no dia 15 de setembro de 1995, em Barranquilla, na Colômbia. O atacante começou sua carreira no Deportivo Cali em 2013, mas em 2015 o jogador se destacou por ser um artilheiro prolífico e atraiu a atenção de alguns dos maiores clubes da Europa. No ano, Borré marcou 11 gols em 14 partidas.
Em grande fase, o Atlético de Madrid venceu a corrida pelo jogador e o contratou por R$ 20 milhões. No clube de Madri, Rafael não entrou em campo e foi emprestado para o Villarreal, também da Espanha. Borré fez 30 jogos no Submarino Amarelo e marcou quatro vezes. Sem espaço na Europa, o River Plate trouxe o atacante de volta para a América do Sul.
Rafael estreou pela seleção colombiana em 2015. Ele representou o país em 30 ocasiões e marcou cinco gols.
Em 2017, Borré chegou a Buenos Aires e no ano seguinte foi importantíssimo para o título da Libertadores dos Millonarios, contra o Boca Juniors. Marcou três gols no mata-mata, mas ficou de fora da decisão no Santiago Bernabéu por suspensão.
No ano de 2019, o atacante ajudou o River Plate a chegar em mais uma final de Libertadores, dessa vez contra o Flamengo. Borré abriu o placar no primeiro tempo, mas viu Gabigol virar nos minutos finais e amargou o vice da competição.
Para a temporada de 2020 da Argentina, Borré foi o artilheiro da liga com 12 gols em 20 partidas do campeonato e se consolidou como uma estrela do time de Gallardo. Em abril de 2021, o jogador marcou quatro gols em uma partida no campeonato. Ele é o maior artilheiro da lendária era Gallardo, com 54 gols e 20 assistências. Mas o atacante não renovou com os Millonarios e em 2021 se transferiu de graça para o Eintracht Frankfurt, da Alemanha.
Em sua primeira temporada no Frankfurt, o atacante fez 45 jogos, com 12 gols e oito assistências, e foi decisivo no título da Europa League pela equipe alemã. Na final contra o Rangers, Borré empatou o duelo, que foi para os pênaltis. O colombiano bateu a última cobrança e converteu, dando às águias o título da competição.
Mas o ano seguinte não foi muito bom: o jogador colombiano atuou 47 vezes, mas marcou apenas três gols, com quatro assistências. O Eintracht Frankfurt negociou o colombiano para o Werder Bremen por empréstimo. Na nova equipe, o atacante fez 13 jogos e marcou quatro vezes.
Rafael Santos Borré não é um atacante de área e sempre rendeu mais jogando com um atacante mais fixo ao seu lado. No River Plate, o colombiano saía mais da área e abria espaços para Lucas Pratto, em 2018, e para Matías Suárez, em 2019, sem contar as aproximações dos meias De La Cruz e Nacho Fernández.
Na Alemanha, o atacante era o único atacante do esquema tático, mas sempre abrindo espaços para os pontas Lindstrom e Kamada.
Pelo Internacional, Borré voltaria a fazer o mesmo trabalho que fazia no River Plate e consolidaria uma dupla forte com Enner Valencia. No Galo, seria mais no estilo Frankfurt, com Hulk e Paulinho ao seu lado.