Renato Gaúcho é anunciado pelo Fluminense após recusar Santos, Vasco e sonhar com a seleção
Técnico estava sem clube após saída do Grêmio e retorna ao time carioca depois de 11 anos
O Fluminense anunciou, nesta quinta-feira, a contratação do técnico Renato Gaúcho, de 62 anos, para substituir Mano Menezes. Ele estava sem clube desde a saída do Grêmio no fim do ano passado e retorna ao comando do time carioca após mais de 11 anos. O anúncio foi feito com a publicação de um vídeo, nas redes sociais, com lances de Renato na época em que defendeu o time carioca como jogador.
Renato Gaúcho já treinou o Fluminense em outras quatro oportunidades. A última vez foi em 2014, quando ficou pouco mais de seis meses no comando do time carioca. Ele foi o responsável por levar a equipe tricolor à sua primeira final de Copa Libertadores, em 2008, deixando pelo caminho times de peso, como Boca Juniors e São Paulo. Na ocasião, o clube perdeu o título para a LDU, do Equador, nos pênaltis.
OBA OBA OBA RENATO VOLTOU!
Renato Gaúcho é o novo treinador do Fluminense Football Club! Bem-vindo! ???????? pic.twitter.com/djrSzQLz8t
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) April 3, 2025
Em junho, o Fluminense comemora 30 anos do histórico título do Campeonato Carioca de 1995, quando derrotou o Flamengo diante de 120 mil pessoas no Maracanã. A partida ficou marcada pelo gol de barriga de Renato Gaúcho, que garantiu a vitória por 3 a 2 e entrou no rol de ídolos do time tricolor.
O treinador encerrou sua quarta passagem pelo comando técnico do Grêmio em 204. Ele chegou na reta final da Série B e permaneceu entre 2022 e 2024. Chegou ao vice-campeonato brasileiro e conquistou dois títulos gaúchos para o clube.
