Romário solicita audiência para debater controle de doping no Brasil
Nesta quarta-feira, a Comissão de Turismo e Desporto, que é presidida por Romário, deputado federal pelo PSB-RJ, anunciou que vai realizar uma audiência pública para discutir o controle de doping no Brasil.
A solicitação foi feita pelo próprio Romário, que semanas atrás denunciou que a Federação Paulista de Futebol (FPF) faz controle de uso de substâncias proibidas em um laboratório que não é credenciado pela Agência Mundial Antidoping (Wada), o que não é permitido pela Fifa.
Romário fez outro requerimento, solicitando ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, informações referentes ao controle antidoping na prática esportiva. As deputadas Flávia Moraes (PDT-GO) e Magda Mofatto (PTB-GO) sugeriram que Rebelo compareça à audiência, que ainda não tem data marcada, e apresente os dados na reunião.
Além do ministro, Marco Aurélio Klein, diretor executivo da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Eduardo Henrique De Rose, professor especializado em doping e diretor de doping do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Francisco Radler de Aquino Neto, químico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a ex-nadadora Rebeca Gusmão, que já foi flagrada em exame antidoping, também serão convidados para a audiência.