SBT vai sofrer prejuízo financeiro pela primeira vez desde o retorno do futebol
Mesmo com alta audiência e a presença do Corinthians na Sul-Americana, emissora não conseguiu fechar acordo com patrocinadores
O departamento de Esportes do SBT vai quebrar escrita ao fim do ano. Afinal, terá dano financeiro de forma inédita, desde que voltou a transmitir as partidas. Uma questão primordial para este cenário foi que o setor comercial do canal encontrou dificuldades para fechar acordo com patrocinadores. Assim, houve insucesso para quitar os gastos de operação e dos direitos de transmissão de campeonatos neste ano, segundo apuração da coluna "f5", da "Folha de São Paulo".
Deste modo, a empresa decidiu realizar mudanças em sua área comercial. Em setembro, o SBT demitiu sua antiga diretora comercial, Luciana Valério. Marcos Kotait, que já era funcionário do canal, assumiu o cargo. Assim, o seu primeiro desafio vem sendo buscar anunciantes para a decisão da Sul-Americana, entre Cruzeiro e Racing, da Argentina, no dia 23 de novembro, em Assunção, do Paraguai.
O principal motivo de frustração da emissora da família Abravanel se explica por não conseguir captar anunciantes para a transmissão de futebol. O canal teve o trunfo da exibição do Corinthians na Sul-Americana. Os compromissos da equipe paulista ajudaram o SBT a atingir grande audiência, atrás apenas do padrão da Globo. Mesmo assim, não teve êxito em persuadir a aquisição de suas cotas de anúncio por potenciais compradores.
De acordo com relatos dos empregados da área de vendas da empresa, o impactante ano esportivo, com diversas competições relevantes, atrapalhou o planejamento traçado. Além do Campeonato Brasileiro, neste ano, houve a disputa da Olimpíada de Paris. Ou seja, os interessados em fechar patrocínios preferiram investir seu dinheiro nestes torneios, transmitidos por emissoras concorrentes.
SBT perde luta importante e promete modificações para 2025
Ainda por cima, o SBT sofreu derrota para a Record na disputa pela obtenção dos direitos de transmissão da Série A. Este era o principal objetivo do canal em 2024. Desta forma, o projeto esportivo da empresa perdeu prestígio no mercado. A emissora da família Abravanel sinalizou que pretende realizar mudanças para o próximo ano.
A primeira modificação envolve a saída do narrador Cléber Machado, que aceitou proposta da Record. Ele será o principal profissional do canal para a transmissão de jogos do Campeonato Paulista e também o Brasileiro de 2025. Com isso, o SBT analisa possíveis substitutos. Milton Leite e Marcelo do Ó foram as sugestões de artistas para Daniela Beyruti, a presidente da emissora.
Nos bastidores, o canal torce para o Corinthians participar da Sul-Americana de 2025 pela segunda edição consecutiva. Afinal, em questões mercadológicas, continuaria sendo um campeonato atrativo em São Paulo, principal setor no âmbito televisivo do país.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.