Sem Peñarol, São Paulo será cabeça de chave na Libertadores
Palmeiras e Flamengo também estão no pote 1; times do mesmo país não se enfrentam na fase de grupos, exceto os que vem da pré
Um resultado do Campeonato Uruguaio beneficiou diretamente o São Paulo: pela semifinal do torneio, o Rentistas empatou com o Liverpool por 1 a 1 e venceu por 3 a 2 nos pênaltis, garantindo assim a vaga na Libertadores 2021. Dessa forma, o tradicional Peñarol fica fora da competição e o tricolor paulista será cabeça de chave no sorteio dos grupos.
Para ir à Libertadores, o Peñarol precisava que o Liverpool avançasse para a final. Na grande decisão, o Rentistas enfrentará o Nacional, que já está garantido na fase de grupos do principal torneio continental.
Ao Peñarol, resta disputar a Copa Sul-Americana, completando uma década de resultados ruins na Libertadores: após o vice-campeonato para o Santos em 2011, a equipe nunca mais conseguiu ir além da fase de grupos. Contudo, é a primeira vez neste período que o clube, pentacampeão da competição, sequer irá disputá-la.
Caso o time aurinegro se classificasse para a Libertadores, o São Paulo ficaria no pote 2. Sem o Peñarol, o ranking da Conmebol lhe garante presença no pote 1, junto com outros dois times brasileiros, Palmeiras (campeão da edição 2020) e Flamengo (campeão em 2019). Times do mesmo país não poderão se enfrentar na fase de grupos, exceto aqueles que vierem do mata-mata prévio. Confira os potes do sorteio.
Pote 1
Palmeiras
Flamengo
São Paulo
Boca Juniors (ARG)
River Plate (ARG)
Cerro Porteño (PAR)
Olimpia (PAR)
Nacional (URU)
Pote 2
Defensa y Justicia (ARG)
Racing (ARG)
Universidad Católica (CHI)
Independiente Santa Fé (COL)
LDU (EQU)
Barcelona de Guayaquil (EQU)
Pote 3
Argentinos Juniors (ARG)
Vélez Sarsfield (ARG)
The Strongest (BOL)
América de Cali (COL)
Sporting Cristal (PER)
Universitario (PER)
Deportivo Táchira (VEN)
Pote 4
Always Ready (BOL)
Unión La Calera (CHI)
Rentistas (URU)
Deportivo La Guaíra (VEN)
Fase prévia 1 (Libertad-PAR x Atlético Nacional-COL)
Fase prévia 2 (Grêmio x Independiente del Valle-EQU)
Fase prévia 3 (Bolívar-BOL x Junior Barranquilla-COL)
Fase prévia 4 (Santos x San Lorenzo-ARG)