Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Taça Jules Rimet foi roubada duas vezes e recuperada apenas uma; conheça história

Troféu passou a ser propriedade da seleção brasileira após ser a primeira a conquistá-lo três vezes

1 jan 2020 - 04h44
Compartilhar
Exibir comentários

Em 1928, o Congresso da Fifa decidiu que a equipe campeã da Copa do Mundo de 1930, a primeira da história, seria recompensada com uma taça. O então presidente da Fifa, Jules Rimet, ordenou que o troféu fosse feito em ouro e que sua posse definitiva ficasse com o vencedor de três edições da Copa. À época, os dirigentes consideravam o feito praticamente impossível. O Brasil precisou apenas de 40 anos para fazê-lo.

Depois das conquistas de 1958 e 1962, o Brasil se tornou tricampeão no México. A taça veio definitivamente para o Brasil e passou a exposta na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Rua da Alfândega, 70, centro do Rio de Janeiro. Na noite do dia 19 de dezembro de 1983, a taça foi roubada. Além da importância para a história do futebol, a taça também possuía um grande valor comercial. Na época do roubo, o troféu era avaliado em R$ 189 mil.

O roubo foi planejado por Sérgio Peralta, representante do Atlético-MG na CBF e que tinha grande conhecimento do prédio. Ele foi condenado a nove anos de prisão e morreu em agosto de 2003. O ourives Juan Carlos Hernandez, responsável pela fundição da taça, foi condenado a três anos de prisão.

O roubo à sede da CBF não foi o primeiro na história da Jules Rimet. Em 20 de março de 1966, quatro meses da Copa do Mundo na Inglaterra, a taça desapareceu de uma exposição em Londres. Uma força tarefa de policiais ingleses trabalhou para solucionar o caso. Um pedido de resgate chegou a ser enviado, mas um cachorrinho chamado Pickles achou o troféu embrulhado em papéis de jornal em um jardim. O suspeito Edward Betchley declarou que realizou o roubo a mando de outra pessoa e passou apenas dois anos preso por extorsão. O roubo nunca chegou a ser totalmente esclarecido.

Taça atual

O troféu atual da Copa do Mundo é a Taça Fifa, criada pelo artista italiano Silvio Gazzaniga. Ela tem 36 centímetros de altura e pesa 4,97 quilos. Sua base é feita de malaquita - um metal semiprecioso - e a imagem que mostra dois jogadores celebrando da vitória e o globo terrestre foi produzida em ouro 18 quilates. Atualmente, os campeões não recebem a posse definitiva do troféu. Para ganhar uma réplica, cada país precisa vencer a competição três vezes.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade