Técnico deixa atual campeão israelense por causa de conflito na Faixa de Gaza
O técnico espanhol Óscar García decidiu se demitir do Maccabi Tel Aviv, dois dias antes de jogo decisivo pela Liga Europa, devido ao conflito na Faixa de Gaza entre Israel e Palestina, confirmou o clube em comunicado emitido nesta terça-feira.
O ex-jogador de Barcelona, Valencia e Espanyol chegou ao atual campeão israelense no início de junho deste ano, para dar início a sua segunda passagem pelo clube. Em 2012/2013, já havia conquistado o título nacional no comando do Maccabi Tel Aviv, antes de se tranferir para o Brighton and Hove Albion, da Inglaterra.
Além de García, deixaram o clube seus dois auxiliares: Ruben Martínez e Fran Sánchez. A oficialização da decisão dos profissionais acontece dois dias antes do jogo de volta contra o Asteras Trípoli, pelo playoff final da Liga Europa.
Jogando em campo neutro, no Chipre, o campeão israelense precisava reverter desvantagem sofrida fora de casa, com a derrota por 2 a 0. Apesar disso, o proprietário do Maccabi revelou não ter ressentimento com o agora ex-técnico.
"Quero agradecer a Óscar por tudo o que fez por nós. Ele carrega o clube no coração, mas as circustâncias o levaram a mudanças nos nossos planos. Estas coisas acontecem na vida", disse o dirigente.
A imprensa israelense, no entanto, afirma que existe mal-estar interno por causa da decisão, inclusive com insatisfação do diretor-geral do Maccabi, o holandês Jordi Cruyff, ex-técnico de García no Barcelona.
A especulação dos veículos de comunicação da região creditam a saída do técnico as pressões feitas pela sua esposa, que recentemente sofreu incidente quando viajava de carro com a filha do casal.
O substituto de García já está definido e será outro espanhol, Paco Ayestarán, que foi auxiliar-técnico de Rafa Benítez durante sua passagem pelo Liverpool, entre 2004 e 2007.