Torcedores do Athletico-PR são flagrados fazendo gestos racistas na final da Copa do Brasil
Vídeos ganharam repercussão nas redes sociais após o duelo com o Atlético-MG; clube repudia ato e afirma que vai agir para identificar os responsáveis
O futebol brasileiro conviveu mais uma vez com episódios de racismo vindo das arquibancadas. Torcedores do Athletico-PR foram flagrados fazendo gestos racistas durante a partida contra o Atlético-MG nesta quarta-feira, na Arena da Baixada, pelo segundo jogo da final da Copa do Brasil, vencido por 2 a 1 pelo time mineiro. As imagens viralizaram nas redes sociais poucas horas após o confronto.
Em um dos vídeos que circulam nas redes, dois torcedores do time paranaense são vistos passando a mão no braço, mostrando a pele branca. Apesar de não ficar claro nas imagens, o gesto foi feito na direção da torcida do Atlético-MG, que ficou na parte superior atrás de uma das metas da Arena.
Já em outra imagem, uma mulher é vista imitando um macaco em um dos camarotes do estádio. No vídeo, é possível ouvir torcedores do próprio Athletico repudiando a atitude e chamando a torcedora de "racista".
Futebol não tem nada a ver com racismo. Racismo NÃO É zoeira. Racismo NÃO é corneta. Racismo NÃO É mimimi.
RACISMO É CRIME.
Esses dois homens ficaram boa parte do 2°tempo imitando macacos e gesticulando de forma pejorativa para torcedores do Atlético-MG - provavelmente, negros. pic.twitter.com/1bOBVSzhrh
— Bianca Molina (@biimolina) December 16, 2021
FOGO NOS RACISTAS!!! pic.twitter.com/1CbSCHorVl
— Andrey #ForaValentim (@andreycap_) December 16, 2021
Após o assunto ganhar repercussão, o Athletico-PR se pronunciou em sua conta oficial no Twitter. O clube classificou o caso como "inaceitável", destacando que racismo é crime e não medirá esforços para identificar os responsáveis.
"O apoio ao time antes, durante e depois do jogo de ontem nos mostrou o verdadeiro significado do esporte", escreveu. "Os gestos de celebração, união e amor são a verdadeira alma do futebol. São eles que devem sempre prevalecer e servir como exemplo para a nossa sociedade."