Triatleta Luisa Baptista tem "melhora importante" e é transferida ao Hospital das Clínicas de SP
A triatleta Luisa Baptista foi transferida ao Hospital das Clínicas da FMUSP na madrugada desta segunda-feira. Ela estava internada na Santa Casa de São Carlos desde sábado após ser atropelada enquanto treinava em um estrada no interior de São Paulo.
Segundo o último boletim médico da Santa Casa, Luisa foi submetida a terapia de circulação extracorpórea e teve uma melhora importante. Com isso, ela pôde ser transferida ao Hospital das Clinicas de São Paulo por transporte aéreo, com suporte intensivo.
"A Santa Casa de São Carlos recebeu a equipe médica do Hospital das Clínicas da FMUSP na noite do dia 24. A paciente Luísa Baptista, foi submetida a terapia de circulação extracorpórea com melhora importante. Após estabilidade, ela foi transferida ao Hospital das Clinicas de São Paulo por transporte aéreo com suporte intensivo", comunicou a Santa Casa.
O Comitê Olímpico do Brasil deseja total recuperação à triatleta Luisa Baptista, campeã pan-americana em Lima 2019 e atleta olímpica em Tóquio 2020, após grave acidente na manhã deste sábado, 23. Força, Luisa! Estamos com você! pic.twitter.com/fVDp9ljI0s
— Time Brasil (@timebrasil) December 23, 2023
Luisa Baptista foi atropelada quando estava treinando ciclismo na Rodovia Municipal Abel Terrugi (SCA-329), no distrito de Santa Eudóxia, em São Carlos. Ela foi atingida por uma moto.
Tanto o Sesi São Carlos, equipe de Luisa, quanto o Comitê Olímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Triathlon compartilharam mensagens de apoio a Luisa.
O Ministro do Esporte do Brasil, André Fufuca, se pronunciou através de suas redes sociais. O político lamentou o ocorrido e desejou plena recuperação à Luisa.
"Lamento o acidente envolvendo a triatleta Luísa Baptista neste sábado durante um treino de bicicleta em uma rodovia em SP. Espero que as autoridades investiguem o ocorrido, e se confirmado desrespeito às leis, que os responsáveis sejam punidos. Desejo plena recuperação para Luísa", escreveu.
A triatleta esteve nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que foram disputados de outubro a novembro deste ano. Em 2019, foi ouro na edição de Lima, no Peru, e se tornou a primeira brasileira campeã na categoria individual em pan-americanos. Com Manoel Messias, também venceu na categoria mista. Ela também esteve na delegação brasileira que disputou as Olimpíadas de Tóquio, em 2021.