Tumulto deixa um morto e 40 feridos antes de jogo na África
Fatalidade ocorreu no Estádio Municipal Mahamasina, em Madagascar, devido a superlotação em partida da da Copa das Nações Africanas
Uma pessoa morreu e 40 ficaram feridas em um tumulto antes do início da partida entre Madagascar e Senegal, válida pelas eliminatórias da Copa das Nações Africanas, em Antananarivo, neste domingo.
Funcionários do hospital local confirmaram a fatalidade, ocorrida depois que torcedores tentaram entrar no Estádio Municipal Mahamasina, localizado na capital do país, já superlotado antes do esperado duelo entre as seleções.
Espectadores faziam fila do lado de fora desde o início da manhã. Como o estádio com capacidade para 22 mil pessoas já se encontrava lotado, autoridades tiveram que fechar os portões com centenas ainda esperando para entrar.
"Os torcedores queriam entrar, mas o portão estava fechado porque as arquibancadas estavam cheias", disse o chefe de polícia Herilalatiana Andrianarisaona à rádio francesa RFI.
"As pessoas na frente não conseguiam dar um passo para trás e muitas outras se somaram à multidão. Foi isso que provocou o pânico e o tumulto."
O ministro de Esportes de Madagascar, Tsihoara Faratiana, visitou os feridos no hospital junto com os ministros da Defesa e da Saúde, bem como autoridades da federação de futebol.
Apesar da fatalidade, o jogo não foi adiado. Houve um minuto de silêncio para as vítimas antes do pontapé inicial. A partida terminou empatada em 2 a 2.
Mortes nos estádios africanos já foram muito frequentes no passado, já que o policiamento ruim e a falta de organização em locais geralmente superlotados costumam ser uma receita para a tragédia.